Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48292

TitleInfância e cultura contemporânea: o brincar com as mídias e as (novas) identidades motoras da criança na educação física
Author(s)Oliveira, Evandro Salvador Alves de
Cunha, António Camilo
KeywordsCriança
Identidades motoras
Brincadeira e mídia
Educação física
Issue date2017
JournalRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde
CitationOliveira, E. S. & Cunha, A. C. (2017). Infância e cultura contemporânea: O brincar com as mídias e as (novas) identidades motoras da criança na educação física [Volume Especial, I Jornadas em Estudos da Criança, 6-8 julho, 2016]. Revista E-Psi, 7(Suplm.1), 60-72. [Em linha] [Acedido em 05 de dezembro de 2017, disponível em: https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2017/2017-VolumeEspecial-Estudos-da-Crianca.pdf]
Abstract(s)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, permeia os estudos sobre a temática da infância por investigar questões/fenômenos relativos à brincadeira, imaginação e referências simbólicas, subsidiada pelas mídias, no campo da Educação Física escolar. A ênfase recai em analisar o processo de produção das brincadeiras das crianças, sobretudo suas culturas lúdicas, a partir de uma perspetiva que se desenvolve em interface com a cultura midiática. O trabalho objetiva debruçar-se sobre o problema central, que é verificar como as crianças constroem, em contexto educativo, as suas (novas) identidades motoras (brincar, jogar, competir - lúdico) a partir das interações estabelecidas com as personagens da cultura midiática, com as quais interagem. O objetivo nuclear que conduz a investigação consiste em conhecer as representações e as práticas motoras das crianças que acontecem na escola, que refletem em suas brincadeiras. A metodologia refere-se a uma pesquisa qualitativa, em andamento e período da coleta de dados, a seguir os pressupostos da abordagem etnográfica, com uma turma de crianças da Educação Infantil, entre 4 e 5 anos, de uma escola pública na região centro-oeste do Brasil, estado de Goiás. A proposta metodológica, também com caráter de observação participante, tem como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. No campo da educação, e, para além dos momentos lúdicos que as crianças constroem em contextos educativos, como a escola, bem como nas aulas de Educação Física, elas se relacionam com a cultura e com o outro de modo a apresentar que as tecnologias e a cultura midiática (e os elementos que elas trazem) se fazem presentes em suas novas maneiras de ser, brincar e agir, principalmente no (se)movimentar. As crianças brincam na escola e agregam novas maneiras de dançar, de jogar e competir quando se apropriam dos signos da mídia e da imaginação.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48292
ISSN21827591
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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