Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48221

TítuloAvaliação da agressividade do tráfego pesado
Outro(s) título(s)Evaluation of the heavy traffic damage on road pavements
Autor(es)Figueiras, Hélder dos Santos
Orientador(es)Pais, Jorge C.
Palavras-chavePavimentos flexíveis
Dimensionamento
Tráfego
Agressividade
Flexible pavements
Design
Traffic
Damage
Data23-Mar-2017
Resumo(s)Os dados de tráfego integram as ações fundamentais a considerar no dimensionamento de pavimentos rodoviários. O número equivalente de eixos equivalente ao eixo padrão (NEEP) utilizado no dimensionamento de pavimentos é dado pelo tráfego acumulado de veículos pesados durante o período de vida útil do pavimento, multiplicado por um fator camião, que traduz a agressividade desses mesmos veículos. Os veículos que circulam com cargas por eixo acima do limite máximo legal provocam danos significativos nos pavimentos, aumentando o custo da sua construção ou reabilitação. Através de postos de pesagem e contagem de veículos pesados, instalados em vários locais da rede rodoviária, é possível fazer uma correta avaliação do tráfego, e investigar o impacto dos veículos que circulam sobrecarregados. O presente estudo tem como principal objetivo a avaliação da agressividade do tráfego pesado recorrendo a resultados de uma campanha de pesagem de veículos pesados, utilizando para o efeito diferentes métodos no cálculo da agressividade. Para a realização deste trabalho foram usados três métodos no cálculo da agressividade, nomeadamente o método da 4ª potência, o método francês e o método desenvolvido pelo Professor Jorge Pais, designado neste trabalho por método JPais. A investigação permitiu, a partir dos resultados obtidos, avaliar o efeito das sobrecargas no dimensionamento de pavimentos flexíveis.
Traffic data constitute a fundamental input required on the road pavement design. The equivalent number of standard axles (ESAL), used in the road pavement design, is determined by the accumulated traffic of overload vehicles during the useful life of the pavement, multiplied by a truck factor, which reflects the damage of those vehicles in the pavement. Vehicles that travel with axle loads above the maximum legal limit cause significant damage to the pavements, increasing the pavement construction and rehabilitation cost. Through installed weigh stations, and counting trucks, installed at various locations on the road network, it is possible to make a correct assessment of the traffic, and to investigate the impact of overloaded vehicles. This study has as main objective to evaluate the damage of overload traffic using the results of a weighing stations of heavy vehicles, using different methods for the calculation. To accomplish this work, three methods were used to calculate the damage, namely, the fourth power method, the French method and JPais method, the last developed by Professor Jorge Pais. The investigation allowed, with the obtained results, to evaluate the effect of the overload vehicles in the design of flexible pavements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hélder dos Santos Figueiras.pdfTese4,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID