Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48195

TítuloWork engagement e a satisfação: o papel das recompensas na organização
Outro(s) título(s)Work engagement and satisfaction: the role of rewards at the organization
Autor(es)Fernandes, Ana Francisca Barbosa
Orientador(es)Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Palavras-chaveSatisfação
Recompensas
Engagement
Satisfaction
Rewards
Engagement
Data2017
Resumo(s)O engagement representa uma forma de relação positiva com o trabalho, que influência significativamente a performance dos trabalhadores e a satisfação no trabalho (Harter, J. K., Schmidt, F. L., & Hayes, T. L., 2002). A literatura mostra-nos que os benefícios, as recompensas e o apoio da organização promovem o engagement dos indivíduos (Schaufeili & Baker, 2004). O presente estudo visa verificar se existe uma relação entre a satisfação e o engagement e se as recompensas fornecidas influenciam estas duas dimensões. De forma avaliar a satisfação, foi utilizada a adaptação do Job Satisfaction Survey, por João Malheiro (2009) e para avaliar o engagement, o Uretch Work Engagement (UWES-9), adaptado por Santos (2011). Através do questionário biográfico, elaborei questões acerca das recompensas fornecidas pela organização. Os resultados obtidos evidenciam uma correlação positiva entre o engagement e a satisfação. Os resultados apontam para uma maior satisfação nos trabalhadores que recebem “comissões”, “custos de educação e formação” assumidos pela organização, quem usufrui “condições” e “ferramentas de trabalho” e “despesas de representação”. No entanto, maior engagement não parece estar relacionado com quem recebe “seguro de saúde”. O nível salarial parece não comprometer significativamente os níveis de satisfação, mas parece contribuir para os níveis de engagement.
Engagement represents a positive form of work, which significantly influences workers' performance and job satisfaction (Harter, J. K., Schmidt, F. L., & Hayes, T. L, 2002). The literature shows us that the benefits, rewards and support of the organization promote the engagement of individuals (Schaufeili and Baker, 2004). In this sense, the present study aims to verify if there is a relationship between satisfaction and engagement and if the rewards provided by the organization influence these two dimensions. In order to evaluate satisfaction, an online questionnaire was developed, where the Job Satisfaction Survey was adapted by João Malheiro (2009) and Uretch Work Engagement (UWES-9), adapted by Santos (2011). To address the rewards, through the biographical questionnaire, we raised questions about the rewards provided by the organization. The results obtained evidenced a positive correlation between engagement and satisfaction. The exploratory factorial analysis points to significant results for those who receive rewards, specifically “commissions”, “education and training”, “work tools”, “representation expenses” and “good conditions” at satisfaction level. However, greater engagement does not seem to be related to who gets “health insurance”. The salary level does not seem to significantly compromise levels of satisfaction and engagement.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48195
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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