Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48074

TitleEstratégias de recrutamento e seleção: o caso do setor de vendas: um estudo exploratório
Other titlesRecruiting and selection strategies: the case of the retail sector
Author(s)Costa, Liliana Maria Miranda da
Advisor(s)Ribeiro, José João Correia Leite
Issue date21-Jan-2017
Abstract(s)As pessoas são um bem essencial para as empresas, é através delas que existem. No entanto é necessário escolher as pessoas que a empresa precisa e são fundamentais para o bom funcionamento. Surge assim a importância da Gestão de Recursos Humanos e das suas práticas. O recrutamento e seleção dos recursos humanos tornase uma técnica imprescindível na contratação. O campo de estudo de recrutamento e seleção de pessoas tem tido, no caso específico do setor de vendas, alguns progressos nos últimos anos embora sejam ainda incipientes. O objetivo deste estudo é analisar os métodos de recrutamento e seleção no caso do setor de vendas em empresas de diferentes dimensões. O estudo teve por base a literatura sobre o recrutamento e seleção de empresas; os métodos de recrutamento e seleção utilizados pelas empresas para atingirem a otimização no mercado; as técnicas de recrutamento e seleção utilizadas para contratar os melhores comerciais; as diferenças das técnicas de recrutamento e seleção utlizadas nas empresas. Será apresentado um estudo exploratório, identificando e caracterizando as técnicas de recrutamento e seleção nas diferentes empresas que permitirá evidenciar as principais diferenças entre as empresas de diferentes dimensões. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista. Procedeu-se à análise do conteúdo e à comparação entre as repostas dos inquiridos sendo focados os pontos de convergência e divergência, sustentando a análise dos dados através da revisão bibliográfica. As conclusões deste estudo exploratório possibilitaram clarificar a relação entre as técnicas de recrutamento e seleção existentes, com as estratégias utilizadas pelos entrevistados, tendo como intuito detetar as principais diferenças das técnicas nas diversas empresas.
People are essential for companies, without them they would not exist. However, there is a need to select people who are crucial and central to the good company performance. This raises the importance of the human resources and its practices. Thus, human resources recruitment and selection become an indispensable technique in hiring. In the specific case of retailing, the field of study in the recruitment and selection of individuals has made significant progresses in recent years even though they are still incipient. This study aims to analyse the retailing companies recruiting and selection methodologies within companies with different sizes. The study was based on the literature on the recruitment and selection of companies; the recruitment and selection methodologies in order to achieve optimization in the marketplace; the techniques of recruitment and selection used to hire the best commercials; the dissimilarities in the techniques used in recruitment and selection companies. An exploratory study, which identifies and characterizes the techniques of recruitment and selection within different companies, will be presented In order to display the major dissemblance among companies with distinct sizes. The interview has been the technique used for data collection. The content and the comparison among the answers of the interviewees have been analyzed, focusing on points of convergence and divergence. Data analysis has been supported by the literature review. The findings of this exploratory research have enabled the clarification of the relationship between the existing recruitment and selection techniques with the strategies used by interviewees in order to detect the main techniques’ differences within several companies.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48074
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana Maria Miranda da Costa.pdf
  Restricted access
Tese631,07 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID