Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48007

TitleDireitos fundamentais e perspectivas filosóficas no pensamento ocidental
Other titles西方思想中基本權利和哲學展望
Author(s)Rocha, Acílio da Silva Estanqueiro
KeywordsDireitos Humanos
Jusnaturalismo
Ética Discursiva
Issue dateApr-2016
PublisherRegião Administrativa Especial de Macau (RAEM). Assembleia Legislativa
CitationDireitos Fundamentais e Perspectivas Filosóficas no Pensamento Ocidental, in Leonel Alves / Paulo Cardinal, Segundas Jornadas de Direito e Cidadania da Assembleia Legislativa de RAEM. Edição da Assembleia Legislativa de RAEM, 2016, pp. 27-39.
Abstract(s)Trata-se de dilucidar as perspectivas filosóficas em que se estriba a concepção dos direitos humanos, vista por um ocidental, atendendo portanto ao percurso jusnaturalista dos séculos XVII e XVIII e da emergência da sociedade civil (na senda de Locke, Montesquieu, Rousseau e Kant), perscrutando os influxos nas várias Declarações históricas, e indagando o problema da sua fundamentação na actualidade, na esteira de Lévi-Strauss, Habermas, Carlos S. Nino, Bobbio e Lévinas.
TypeBook part
DescriptionNessas Jornadas de Direito e Cidadania da Assembleia Legislativa de RAEM (que decorreram nos dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2008, no Auditório do Edifício da Assembleia Legislativa), a minha intervenção sobre Direitos Humanos e Perspectivas Filosóficas no Pensamento Ocidental foi efectuada num painel em que participou também um Professor de Universidade Chinesa que falou sobre os Direitos Humanos na Perspectiva do Pensamento Oriental.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48007
ISBN978-99965-52-26-7
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DH_Ocid..pdf4,77 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID