Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47816

TitleSistema de biossorção produzido a partir de biofilmes suportados em zeólito faujasite (FAU), processo para a obtenção e sua utilização na remoção de crómio hexavalente (Cr(VI))
Author(s)Tavares, T.
Neves, I.
Issue date28-Feb-2007
CitationTavares, T.; Neves, I., Sistema de biossorção produzido a partir de biofilmes suportados em zeólito faujasite (FAU), processo para a obtenção e sua utilização na remoção de crómio hexavalente (Cr(VI)). National Patent (INPI), PT 103332 A, 2007.
Abstract(s)A presente invenção refere-se a um sistema de biossorção composto por um biofilme bacteriano suportado em zeólitos sintéticos, com utilização em vários tipos de indústrias para remoção do crómio hexavalente, através da retenção dos iões metálicos no biofilme, em soluções com concentrações entre 50 e 250 mgCr/l, processo para a sua obtenção e respectivas utilizações. Este processo consiste na obtenção de um biofilme bacteriano de arthrobacter viscosus, suportado num zeólito faujasite (FAU). O biofilme promove a redução de Cr(VI) a Cr(III) e, posteriormente, o Cr(III) é fixado no zeólito por permuta iónica. Várias técnicas de caracterização, como métodos espectroscópicos (FTIR e ICP-AES), análise superficial (XRD e SEM) e análise térmica (TGA), demonstram que o processo de biossorção não modifica a morfologia ou estrutura do zeólito FAU. O sistema de biossorção, e respectivo processo de fixação de crómio hexavalente em zeólitos faujasite (FAU), pode ser aplicável ao tratamento de águas residuais, industriais, mineiras ou agrícolas, para remoção do crómio hexavalente.
TypePatent
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47816
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Patentes / Patents

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_14947_1.pdf61,32 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID