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TitleO papel do gestor de redes sociais na criação de relações através do Facebook: o caso do Forum Aveiro
Other titlesThe role of the social media manager in the establishment of relationships through Facebook: the Forum Aveiro case
Author(s)Vale, Joana Cerqueira Afonso do
Advisor(s)Pereira, Sara
KeywordsRedes sociais
Gestor de redes sociais
Facebook
Marketing relacional
Social media
Social media manager
Relationship marketing
Issue date2016
Abstract(s)O presente estudo pretende refletir sobre o papel do gestor de redes sociais na criação de relações entre a marca e o seu público. Nos tempos que correm, as redes sociais estão enraízadas no dia-a-dia das pessoas e das marcas, que as incluem nas suas estratégias de comunicação. Não basta, no entanto, estar apenas presente nas redes sociais, devendo ser assegurada uma gestão consistente e alinhada com os objetivos e valores da marca. Para que isso aconteça, deve ser decidido quem representará a empresa online, personificando os valores da marca e interagindo com o público. É neste contexto que surge o gestor de redes sociais, um papel recente que nasceu como consequência da popularização das redes e das oportunidades que representam para as marcas comunicarem com o seu público e criarem relações com ele. No seguimento do estágio realizado na agência de publicidade Legendary People + Ideas, desenvolvemos um estudo que teve como objetivos principais compreender a importância da criação de uma relação entre o utilizador e a marca no contexto das redes sociais, especificamente no Facebook, e verificar a importância do papel do gestor de redes sociais para a criação da mesma, entendendo como esta pode ser criada por ele. Para cumprir estes objetivos, realizou-se um estudo de caso da página de Facebook do Forum Aveiro, gerida no contexto do estágio curricular. Este centro comercial diferencia-se pela forma como utiliza a sua página para criar diálogos com o seu público, envolvendo-o e criando relações. Foi analisada a marca, a estratégia da sua página de Facebook, a forma como o gestor de redes sociais a põe em prática e que postura adota com vista à sua eficácia comunicacional e criação/ fortalecimento da relação. Os resultados alcançados permitem evidenciar a importância do papel do gestor de redes sociais e as vantagens que uma gestão profissional constitui para as marcas que ambicionam envolver o seu público e criar relações com este através dessas redes. Este é também o principal contributo que este trabalho permite dar para a área em estudo.
This report presents a reflection on the role of the social media manager in establishing a relationship between a brand and its target audience. In this day and age, social media are as deeply rooted to one’s daily routine as to that of brands – which are now making sure to include these in their communication strategy plans. Boasting about a social media presence in itself is not enough, though: a solid management, in line with both the goals and the values of the brand, must also be ensured. This calls for the election of an online representative whom embodies the identity of the brand and is able to pass it through to an audience. And thus, the social media manager is born: a fairly recent role that arose as a consequence of the increased popularity of these media and the opportunities they represent for brands to interact and bond with their target audience. The main goals of this report, written on the occasion of a curricular internship at the advertising agency Legendary People + Ideas, were to understand the importance of the creation of a relationship between the consumer and the brand in a social media context – here exclusively focusing on Facebook –, and attest the relevance of the social media manager in enforcing it through the use of suitable strategies. To meet this proposal, a case study was developed based on the management of the Forum Aveiro’s Facebook page during the curricular internship. This shopping center stands out in the way it makes use of its page to create dialogues and establish relationships with the audience. Under analysis was the brand, their Facebook page strategy and the approach of their social media manager to implement it as to achieve communication efficiency and create/strengthen relationships. The results of this study allowed us to expose the importance of the role of the social media manager and the benefits of a professional management of social media for every brand that seeks to involve their audience and establish connections with it using this channel.This is also the main contribution that this work gives to this area of study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47798
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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