Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47499

TitleMediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning)
Other titlesTeaching mediation and transactional distance: use of facebook in a master's degree course (B-learning system)
Author(s)Oliveira, Lia Raquel
KeywordsEAD
Ensino Superior Online
Distância Transacional
Novas Literacias
Facebook e Educação
Distance Learning
Online Higher Education
Transactional Distance
New Literacies
Facebook and Education
Issue date2016
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
JournalE-Curriculum
CitationOliveira, L. R. (2016). MEDIAÇÃO DOCENTE E DISTÂNCIA TRANSACIONAL: USO DO FACEBOOK NUM MESTRADO EM REGIME MISTO (B-LEARNING). Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.04, p. 1484 – 1498 out./dez.2016
Abstract(s)O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.
Distance Learning continues to be an alternative modality to face-to-face settings and in distance learning the Transactional Distance problem persists. Not being this distance exclusive to distance learning, it is a concrete problem, but it can be minimized/resolved. The teacher can exercise a pedagogical mediation characterized by a behavior such as motivator, facilitator and guide to learning. For this one can use Facebook to interact with students, creating an atmosphere of familiarity and informality. Here we present a case of teaching in an academic master's degree course in Education that operates under a b-learning regime and in which Facebook was used, in addition to the institutional platform, as a forum for discussion and space for sharing of works and sensibilities. As techniques for data collection we used observation and document analysis. The course took place in a critical action research environment in which the teacher investigated his own practices with the collaboration of the students. It is concluded that a plastic mediation exercised by the teacher, using the social networking system Facebook to create an atmosphere of familiarity and informality, can contribute to overcome the transactional distance in online higher education.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47499
ISSN1809-3876
Publisher versionhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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