Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47168

TitleCurrículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)
Author(s)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos M.
KeywordsFormação de professores
Currículo
Modelos formativos
Issue date2017
CitationFelício, Helena & Silva, Carlos (2017). Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 128-135). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança.
Abstract(s)O texto tem por objetivo analisar o currículo de formação inicial de professores para Educação Básica, tomando a realidade da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Universidade do Minho (Portugal) como locus de análise. Defendendo uma perspetiva integrada da formação de professores, fazemos uma análise documental dos modelos formativos, à qual agregamos as nossas experiências, enquanto formadores, nesses contextos. Portanto, considerando os aspetos históricos da formação de professores nesses dois países; as singularidades das políticas públicas na formação de professores; as realidades distintas das duas universidades; evidenciamos que tais modelos traçados pelas duas instituições, mesmo em contraciclo, apresentam certas fragilidades comuns no que diz respeito à necessária relação entre componentes de formação, com a adoção de um projeto formativo integrado, subjacente num perfil profissional explicitado, bem como na relação com o contexto de atividade profissional, dificultando o desenvolvimento de um ideário formativo desejado. Assim, embora estas conexões na formação sejam objeto de inúmeras proposições, faz-se necessário continuarmos o debate em prol da reconstrução de currículos que sustentam os cursos de formação inicial de professores, de forma que possibilitem a profissionalização do professor, constituída pela integração de uma base sólida de conhecimentos e formas de ação, de relações significativas teoria-prática.
TypeConference paper
DescriptionTexto produzido a partir do Projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspetiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, submetido no âmbito do edital n.º 01/2016, chamada universal MCTI/CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil) e financiado com a referência 427048/2016-8 para o triénio 2017-2019 (R$25.000,00).
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47168
ISBN978-972-8952-44-0
Publisher versionhttps://goo.gl/G7E6zN
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atas_Desafios_Curriculares_2017_HFelicio_&_CSilva_pp128-135_&capa.pdf721,12 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID