Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47111

TitleA espiritualidade como fator protetor da pessoa na prevenção da doença oncológica: desafios e perspetivas
Author(s)Encarnação, Paula
KeywordsDoença oncológica
Espiritualidade
Prevenção & Controle
Promoção da saúde
Sofrimento
Issue dateMay-2017
PublisherEscola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)
JournalEvidências
CitationEncarnação P. (2017). A Espiritualidade como fator protetor da pessoa na prevenção da doença oncológica: desafios e perspetivas. 10º Congresso Nacional Enfermagem Oncologica, SPEO/ESECVPOA, III sup.,maio 2017.
Abstract(s)O papel dos profissionais de saúde na prevenção da doença crónica e nomeadamente da doença oncológica constitui uma mais-valia fundamental para a saúde, bem-estar e controlo do sofrimento nas populações aonde intervêm. Com responsabilidade na coconstrução dos projetos de vida, enquanto profissionais de saúde, devem possuir uma formação que os sensibilize para a importância de fatores protetores da saúde, nomeadamente os espirituais, e na aquisição de empowerment para intervirem junto das pessoas e suas famílias. Neste artigo, pretende-se analisar a relação entre a espiritualidade e os benefícios para a saúde, e apresentar um estudo com doentes crónicos que realizámos, onde os resultados demonstram que o controle do sofrimento através da experiência e vivência pelos doentes das questões da espiritualidade, nomeadamente da fé, contribuem para a aquisição de um sentido de coerência interno, o que ajuda a prevenir o aparecimento de surtos da doença, prolongando o equilíbrio no estado de saúde desses doentes e a obtenção de níveis mais elevados de bem-estar espiritual.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47111
e-ISSN2182-9284
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evidencias.pdf856,11 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID