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TítuloAplicação de conceitos Lean e da Gestão de Stocks numa empresa de embelezamento automotivo
Autor(es)Ribeiro, Raquel Barros
Orientador(es)Carvalho, Dinis
Telhada, José
Palavras-chaveGestão de stocks
Abordagem lean
Gestão visual
Inventory management
Lean approach
Visual management
Data2016
Resumo(s)A presente dissertação enquadra-se na finalização do Mestrado em Engenharia Industrial do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho e tem como objetivo principal a implementação de um sistema de gestão de stocks e de ferramentas de Lean Thinking em uma empresa de acessórios automotivos na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. A metodologia da investigação usada foi de Investigação Ação, iniciada através da revisão bibliográfica sobre a gestão de stocks, com o estudo de viabilidade dos stocks e análise ABC, conceitos sobre o modelo deterministico da quantidade econômica de encomenda, modelo estocástico de ponto de encomenda e stock de segurança. Seguido dos conceitos de Lean Production, sua história, pilares, Sistema Toyota de Produção e suas principais ferramentas utilizadas, tais como o 5S, Kanban, Kaizen, Supermercados e Gestão Visual. O diagnóstico foi iniciado com a identificação da empresa, seus produtos e serviços, sua equipe e os fluxos de atendimento e os principais problemas relacionados, como a grande variação de procura, desorganização do armazém, produtos obsoletos, dificuldades logisticas e rupturas do stock. Após a identificação dos problemas, apresentaram-se as propostas de melhorias, sendo algumas delas a implementação de modelos de gestão dos stockse implementação das ferramentas Lean, assim como a capacitação dos funcionários com os novos conteúdos e a realização de reunião diária para consolidar os conceitos e discutir os acontecimentos do dia anterior. Os resultados mais relevantes da pesquisa foram a reorganização dos espaços, identificação e classificação dos stocks em diferentes classes (ABC) para dar tratamento diferenciado aos itens e consequentemente, a redução em32% na quantidade dos itens estudados, representando financeiramente uma economia de 20% em relação ao stock dos itens A. Já para os itens obsoletos, foi observada uma diminuição de 36% na quantidadedaqueles stocks que não tinham saída há mais de um ano. Além disso, foi possível estimaro nível de serviço da loja, calculado através da percentagem da quantidade satisfeita em relação à quantidade pedida pelo cliente.
This work is part of the completion of the Master in Industrial Engineering, Department of Production and Systems of the University of Minho and aims to implement a warehouse management system and Lean Thinking tools in an automotive accessories company in Manaus, Amazonas, Brazil. The research methodology used was Research Action, initiated by literature review on inventory management, with the feasibility study of stocks and ABC analysis, concepts of deterministic model of economic order quantity, stochastic order point and safety stock. Followed by the concepts of Lean Production, its history, pillars, Toyota Production System and its main tools used, such as 5S, Kanban, Kaizen, Supermarkets and Visual Management. The diagnosis was started with the identification of the company, its products and services, its staff and service flows and major problems, such as the wide range of demand, warehouse disorganization, obsolete products, logistical difficulties and stock breaks. After identifying the problems presented to the proposed improvements, some of which the implementation of management models of stocks and implementation of Lean tools, as well as employee training with new content and conducting daily meeting to consolidate the concepts and discuss the previous day's events. The most relevant results of the survey were the reorganization of spaces, identification of stocks in ABC to give special treatment to items and consequently reduce by 32% the amount of the items studied, financially representing a saving of 20% compared to the stock of items A. As for obsolete items, there was a decrease of 36% in the amount of those stocks that did not output for more than one year. Moreover, it was possible to observe the level of service, which is calculated using the equation of content amount divided by the quantity ordered. That is, the analysis performed by the time that the client was granted in the store and found what he sought.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47035
AcessoembargoedAccess (2 Years)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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