Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46849
Título: | Currículo e avaliação: os testes estandardizados |
Outro(s) título(s): | Curriculum and assessment: standardized tests Currículo y evaluación: las pruebas estandarizadas |
Autor(es): | Guimarães, Edilene Rocha Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Currículo Avaliação Testes estandardizados Curriculum Assessment Standardized tests Evaluación Pruebas estandarizadas |
Data: | 2016 |
Revista: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) |
Citação: | GUIMARÃES, E. R. & MORGADO, J. C. (2016). Currículo e Avaliação: os testes estandardizados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 32, n. 2, 373-392. |
Resumo(s): | O trabalho realiza um estudo comparado entre o ensino secundário em
Portugal e o ensino médio no Brasil. Com metodologia qualitativa e o recurso
à análise documental, objetiva-se analisar a relação entre currículo e avaliação,
para compreender como os testes estandardizados têm conformado o currículo.
Nos resultados averiguamos se os exames nacionais, organizados na base de
lógicas de estandardização e uniformização e cuja regulação obedece a uma
agenda globalizada, contribuem para estreitar o currículo nacional do ensino
secundário/médio, confinando-o a uma lista de conteúdos e competências. The paper makes a comparative study between secondary school in Portugal and high school in Brazil. With a qualitative methodology and the use of document analysis, it is aimed to analyze the relationship between curriculum and assessment to understand how standardized tests have conformed the curriculum. In the results it was examined whether the national tests, organized in logical base of standardization and uniformity and whose regulation follows a global agenda contribute to strengthening the national curriculum of secondary/ high school, restricting it to a list of content and skills. El trabajo hace un estudio comparativo entre la educación secundaria en Portugal y la escuela media en Brasil. La metodología cualitativa y el uso de análisis de documentos, con el fin de analizar la relación entre el currículo y evaluación para entender cómo las pruebas estandarizadas han dado forma al plan de estudios. Los resultados se examinaron si las pruebas nacionales, organizados en base lógica de la estandarización y la uniformidad y cuyo sigue una agenda global regulación contribuir a restringir el currículo nacional de la escuela secundaria / alta, confinarlo a una lista de contenidos y competencias. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46849 |
ISSN: | 1678-166X |
e-ISSN: | 2447-4193 |
Versão da editora: | http://www.seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67197/38372 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo e Avaliação - Testes Estandardizados (RBPAE).pdf | 302,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |