Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46849

TitleCurrículo e avaliação: os testes estandardizados
Other titlesCurriculum and assessment: standardized tests
Currículo y evaluación: las pruebas estandarizadas
Author(s)Guimarães, Edilene Rocha
Morgado, José Carlos
KeywordsCurrículo
Avaliação
Testes estandardizados
Curriculum
Assessment
Standardized tests
Evaluación
Pruebas estandarizadas
Issue date2016
JournalRevista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE)
CitationGUIMARÃES, E. R. & MORGADO, J. C. (2016). Currículo e Avaliação: os testes estandardizados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 32, n. 2, 373-392.
Abstract(s)O trabalho realiza um estudo comparado entre o ensino secundário em Portugal e o ensino médio no Brasil. Com metodologia qualitativa e o recurso à análise documental, objetiva-se analisar a relação entre currículo e avaliação, para compreender como os testes estandardizados têm conformado o currículo. Nos resultados averiguamos se os exames nacionais, organizados na base de lógicas de estandardização e uniformização e cuja regulação obedece a uma agenda globalizada, contribuem para estreitar o currículo nacional do ensino secundário/médio, confinando-o a uma lista de conteúdos e competências.
The paper makes a comparative study between secondary school in Portugal and high school in Brazil. With a qualitative methodology and the use of document analysis, it is aimed to analyze the relationship between curriculum and assessment to understand how standardized tests have conformed the curriculum. In the results it was examined whether the national tests, organized in logical base of standardization and uniformity and whose regulation follows a global agenda contribute to strengthening the national curriculum of secondary/ high school, restricting it to a list of content and skills.
El trabajo hace un estudio comparativo entre la educación secundaria en Portugal y la escuela media en Brasil. La metodología cualitativa y el uso de análisis de documentos, con el fin de analizar la relación entre el currículo y evaluación para entender cómo las pruebas estandarizadas han dado forma al plan de estudios. Los resultados se examinaron si las pruebas nacionales, organizados en base lógica de la estandarización y la uniformidad y cuyo sigue una agenda global regulación contribuir a restringir el currículo nacional de la escuela secundaria / alta, confinarlo a una lista de contenidos y competencias.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46849
ISSN1678-166X
e-ISSN2447-4193
Publisher versionhttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67197/38372
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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