Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46848

TítuloCurrículo, memória e fragilidades: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau
Outro(s) título(s)Curriculum, memory and fragility: contributions to (re)think education in Guinea-Bissau
Curriculum, mémoire et fragilité : contributions pour (re)penser l’éducation en Guinée-Bissau
Autor(es)Morgado, José Carlos
Santos, Júlio Gonçalves Pedrosa
Silva, Rui da
Palavras-chaveCurrículo
Memória
Fragilidade
Transnacionalização da educação
Periferia(s)
Curriculum
Memory
Fragility
Trans-nationalization of education
Peripheries
Mémoire
Fragilité
Transnationalisation de l’éducation
Périphérie(s)
Data2016
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
RevistaConfigurações
CitaçãoMORGADO, J. C.; SANTOS, J. & SILVA, R. (2016). Currículo, memória e fragilidades: contributos para (re)pensar a educação na Guiné-Bissau. Configurações – Revista de Sociologia, Vol. 17, 57-77.
Resumo(s)O artigo procura, de forma exploratória, compreender se e como as questões da memó- ria estão presentes na construção do currículo num pequeno Estado frágil e periférico do sistema mundial, especificamente a Guiné-Bissau. A análise centra-se no domínio macro (político-administrativo) de decisão curricular, isto é, nas decisões curriculares ao nível político-administrativo, e procura deslindar algumas nuances que condicionam esse processo. A reflexão realizada permite inferir que, devido à condição periférica e dependente de ajuda externa, a Guiné-Bissau tem dificuldade em liderar a construção do seu currículo de forma independente e autónoma. De facto, tem vindo a verificar-se que, na maioria dos casos, a construção do currículo é um processo externo, tendo por base reformas viajantes que, muitas vezes, não se sabe de onde vêm e para onde se destinam. A análise permitiu, ainda, constatar que neste empreendimento a memória parece estar a ser utilizada mais com o intuito de legitimar uma determinada opção do que para reforçar e/ ou consolidar a(s) sua(s) identidade(s).
This paper explores issues of memory in the construction of the curriculum in GuineaBissau. Moving from the macro (political) level of curriculum decisions, the article seeks to unravel the role of memory in the process of curriculum construction. I argue that the peripheral and external dependency of Guinea-Bissau constitutes the major factor underlying the difficulty of constructing the curriculum in an independent and autonomous manner. In fact, in most cases, the construction of the curriculum is an external process based on traveling reforms. The analysis also highlights that memory has been used more to legitimize a particular educational decision than to strengthen and/or to consolidate educational identity(ies) in Guinea-Bissau.
L’article cherche, de façon exploratoire, à comprendre si et comment les problèmes de mémoire sont présents dans la construction du curriculum dans un petit état fragile et périphérique du système mondial, la Guinée-Bissau. L’analyse se concentre sur le domaine macro (politique et administrative) de décision sur le curriculum et cherche à mettre à jour certaines nuances qui affectent ce processus. La réflexion nous permet de dire que, en raison de sa condition périphérique et de sa dépendance à l’aide externe, la Guinée-Bissau a des difficultés à diriger la construction du curriculum de manière indépendante et autonome. En fait, on a constaté que, dans la plupart des cas, la construction du curriculum est un processus externe, sur la base de « réformes voyageuses » dont on ne sait souvent ni d’où elles viennent ni à qui elles se destinent. L’analyse a également montré que la mémoire parait être utilisée plus pour légitimer une option éducative particulière que pour renforcer et / ou consolider l’/les identité/s de l’éducation en Guinée-Bissau
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46848
ISSN1646‑5075
Versão da editorahttps://configuracoes.revues.org/3283
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
02. Currículo, Memória e Fragilidades (Configurações).pdf206,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID