Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46839

TitleModelação de uma rede de transporte individual: estudo de caso Guimarães
Author(s)Gonçalves, Luís António Pena Jardim
Advisor(s)Ribeiro, Paulo
Tavares, José Pedro Maia Pimentel
KeywordsPlaneamento de transportes
Modelação de transportes
Modelo de quatro passo
Afetação de tráfego
Visum
Transport planning
Transportation modeling
Four-step model
Traffic impingement
Issue date2016
Abstract(s)Os modelos de transportes representam uma importante ferramenta de planeamento de redes viárias, tendo em consideração a melhoria do seu desempenho em termos de circulação e segurança. O principal objetivo desta dissertação consiste no estudo e caraterização do modelo de transportes de quatro passos, para que, através de um software especializado de modelação de transportes, seja possível avaliar o desempenho de uma rede viária, com uma procura caraterizada única e exclusivamente por contagens de tráfego em determinadas interseções. Deste modo, será apresentado e caracterizado o procedimento de cálculo para aplicação do modelo de quatro passos, com base no software de modelação de transportes PTV Visum 15 (meso e macroscópico) que permita a analisar as várias fases do processo, sobretudo a que diz respeito à afetação de viagens à rede. Para além disso, será analisada e gerada de uma matriz origem – destino (OD) para a hora de ponta da manhã e da tarde tendo por base contagens de tráfego em determinados elementos da rede viária. Para esse efeito, será apresentado o processo de cálculo e discutidos os principais problemas associados à criação e aplicação dos resultados desta matriz. Por outro lado, pretende-se identificar as principais fragilidades no desenvolvimento desse processo, de modo a que este documento possa representar um elemento de consulta para futuros trabalhos de afetação trafego de um modelo de quatro passos, a um nível macroscópico, sobretudo com a utilização do software PTV Visum. Por último, será desenvolvido um estudo de caso para a rede viária distribuidora da cidade de Guimarães, com o objetivo de avaliar e discutir os resultados de um modelo para essa rede associada ao modo de transporte individual. Assim, será presentada uma análise das condições de circulação da rede, recorrendo-se a caracterização do volume de tráfego e do seu rácio volume-capacidade e atraso médio em cada arco, para o cenário base (rede atual) e mais três cenários, relacionados com o encerramento de ruas e abertura de novas vias distribuidoras.
Transport models represent an important planning tool for road networks, taking into account the improvement of their performance in terms of traffic and safety. The main objective of this dissertation is the study and characterization of the four-step transport model, so that, through specialized transportation modeling software, it is possible to evaluate the performance of a road network, with a search characterized solely and exclusively by counts Traffic at certain intersections. In this way, the calculation procedure for the application of the four-step model will be presented and characterized, based on the Visum 15 PTV transport modeling software (meso and macroscopic) to analyze the various stages of the process, To the allocation of trips to the network. In addition, it will be analyzed and generated from a source-destination (OD) matrix for the morning and afternoon rush hour based on traffic counts on certain elements of the road network. For this purpose, the calculation process will be presented and the main problems associated with the creation and application of the results of this matrix will be discussed. On the other hand, it is intended to identify the main weaknesses in the development of this process, so that this document can represent an element of consultation for future works of traffic affectation of a model of four steps, at a macroscopic level, mainly with the use Of the PTV Visum software. Finally, a case study will be developed for the distribution network of the city of Guimarães, with the objective of evaluating and discussing the results of a model for this network associated with the individual mode of transport. Thus, an analysis of the conditions of circulation of the network will be presented, using the characterization of the volume of traffic and its volumecapacity ratio and average delay in each arc, for the base scenario (current network) and three scenarios, related with the closure of streets and the opening of new distribution routes.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46839
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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