Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46824

TítuloA reforma educativa em Angola: o que pensam os professores
Autor(es)Tavares, Maria Alice Pina
Morgado, José Carlos
Palavras-chaveReforma educativa
Currículo
Profissionalidade docente
DataAbr-2015
EditoraEdições Uni-Cv
CitaçãoTAVARES, M. A. & MORGADO, J. C. (2015). A reforma educativa em Angola: o que pensam os professores. In A. C. Ferreira (Org.); Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-Coloniais. Atas do II Colóquio Cabo-Verdiano de Educação – CEDU 2015. Praia: Edições Uni-CV, pp. 138-148.
Resumo(s)A última reforma educativa em Angola, instituída com a publicação da lei n9 13/01, de 13 de dezembro - lei de Bases do Sistema de Educação (LB.SE) -, constitui um marco importante na história da educação daquele país. Passados dez anos sobre a sua implementação, importa averiguar quais os efeitos que gerou junto dos principais agentes envolvidos nesse processo - os professores. Esta comunicação pretende dar conta de alguns resultados de um estudo mais amplo, realizado junto de professores que lecionam em escolas do ensino primário, ao longo do qual procurámos conhecer as suas perceções e averiguar se as mudanças desencadeadas pela reforma educativa se aproximam ou afastam das ideias que a consubstanciaram. Na realização desta parte do estudo recorremos a uma metodologia quantitativa, tendo utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário que aplicamos aos professores que no ano letivo de 2012/2013 exerceram funções em escolas públicas do ensino primário na província de Benguela, em Angola. Os resultados demonstram que a decisão curricular em Angola continua muito centralizada, o que tem inviabilizado a construção de uma efetiva autonomia curricular e contribuído para que os professores se limitem, essencialmente, a cumprir aquilo que lhes e prescrito. Dai que a flexibilização, articulação e contextualização do currículo continuem mais no campo das intenções do que nas práticas que desenvolvem nas escolas, em particular nas salas de aulas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46824
ISBN978-989-8707-23-9
Versão da editorahttp://www.unicv.edu.cv/images/edicoes/Atas_CEDU2015.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A reforma educativa em Angola (Tavares & Morgado).pdf647,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID