Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46817

TitleSabores com história: memórias de um Porto medieval
Other titlesFlavours with history: memories of medieval Oporto
Author(s)Oliveira, Catarina Silva
Advisor(s)Cunha, Luís
KeywordsPatrimónio
Porto
Turismo city break
Itinerário de turismo cultural
Época dos descobrimentos
Gastronomia tradicional
Lendas
Memória
Heritage
Oporto
City-break tourism
Cultural tourism itinerary
Discoveries epoch
Traditional gastronomy
Legends
Memory
Issue date2017
Abstract(s)O turismo da cidade do Porto está a crescer a um ritmo rápido, muito devido à exposição internacional que tem tido e à alta qualidade da oferta que possui. Ou seja, a cidade tem uma riqueza patrimonial vasta, tendo em conta os vários séculos de fixação de população e ter sido sempre bastante importante no nosso país. Estas características culturais atraem um tipo de turista que está em crescimento no mundo – o turista cultural/turista de city-break. Abordar a ligação histórica que a cidade do Porto tem com o mar da qual inúmeros “vestígios”, costumes e memórias ainda se refletem no presente, foi a motivação que deu inicio a este nosso estudo. No sentido de conjugar diversos bens patrimoniais convertendo-os num produto turístico criou-se um itinerário cultural, que pretende contribuir para diversificar a oferta turística local e aumentar as suas receitas. Mais que as suas valências económicas, o projeto pretende valorizar locais que não estão incluídos nos tradicionais roteiros turísticos, ou, pelos menos, acrescentar outro valor aos já conhecidos, querendo, assim, valorizar a sua originalidade e fazer prevalecer a memória dos lugares. Também é igualmente importante fazer uma ligação com uma especialidade gastronómica, as Tripas à Moda do Porto, cuja lenda está intimamente ligada ao seu povo, sendo uma iguaria tradicional da cidade. Para concretizar este trabalho passamos por três fases distintas. O trabalho inicial de gabinete consistiu na consulta e análise de fontes primárias e secundárias; o trabalho no terreno, que passou pela seleção dos locais de interesse, sua documentação através de fichas de inventário e desenho do percurso final; por último, no trabalho avançado de gabinete, foram conjugados todos os dados para a realização da análise SWOT, a estratégia de comunicação do produto e definição da sua avaliação, também passou pela concretização da contextualização histórica e análise sobre as possíveis origens da tradição gastronómica. Ficou excluído do estudo as visitas teste, com aplicação do questionário de avaliação, por não ser esse um dos objetivos propostos. Contudo, é evidente que a História, o Mar e a Gastronomia são os principais motivos para se visitar o Porto. Motivos suficientes para crer que este itinerário só irá acrescentar mais valor na oferta turístico-cultural da cidade.
The Tourism in the city of Oporto has been growing at an astonishing rhythm, and this due to an international exposure and also to the quality of the service provided. This means that the city has a huge patrimonial richness and is also one of the most important cities in our country. These cultural features attract the type of tourist that is growing all over the world – the City-Break tourist. To approach the historical connection that the city has with the sea, which some of the costumes and memories are still currently present today, this is the motivation behind this study. The outcome combining the patrimonial sites, converting them into a touristic and cultural itinerary contributes to the diversity of the offer on tourist points and the income. But more than it´s economical value the project intends to enhance the locations which are not included on the traditional touristic routes, or at least, including other advantages to the existing ones, but always keeping in mind the originality and memories of the locations. It is equally important to keep the link between the city and the Food specialties such as Tripas à Moda do Porto that is connected to the culture and people, being one of the Oporto local highlighted traditional dishes. To complete this work we went through 3 phases, the initial approach was to gather all information and analyze them throw primary and secondary research: the “on location” work by selecting the local points of interest, documenting it throw inventory papers and drawings of the itinerary: last but not least combining all input with a SWOT analyzes, marketing of the product and evaluation, also the historical analyses of the possible origin of its gastronomical traditions. Excluding the study of the guided tours as a test, analyze with evaluated questionnaire, however its inevitable clear that the History, the sea and the gastronomy, are the main factors encouraging the tourism in Oporto. Evidentially these reasons are more than enough to believe that this itinerary will increase the value of the Tourism market in Oporto.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46817
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina Silva Oliveira.pdf
  Restricted access
4,32 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID