Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/46682

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRuão, Teresapor
dc.contributor.authorSchneider, Amanda Luíza Corrêapor
dc.date.accessioned2017-10-12T16:25:04Z-
dc.date.available2017-10-12T16:25:04Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.date.submitted2017-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/46682-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractA Comunicação Territorial, a gestão dos territórios e a visibilidade das cidades influenciam de forma direta seus moradores em sua qualidade de vida. A promoção territorial pode interferir no aumento de empresas e investimentos na cidade, incrementar a indústria do turismo, promover a diplomacia, ajudar na exportação e reforçar a identidade dos cidadãos, aumentando a autoestima dos moradores. O Marketing Territorial serve como processo de troca entre as cidades e seus mercados-alvo, tendo como principal intuito promover as regiões, melhorar sua imagem, gerar riqueza, garantir investimentos externos e atrair mão de obra qualificada. A presente pesquisa pretendeu conhecer a identidade percebida — sob a ótica de seus moradores — da cidade de Braga em Portugal, pela sua importância consagrada no contexto histórico do país. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa quantitativa, através da aplicação de questionários com 100 (cem) moradores da cidade de Braga (nascidos e estrangeiros), divididos entre os dois gêneros (masculino e feminino), com idades entre 18 e 70 anos e que residiam na cidade portuguesa há mais de um ano. Os resultados da pesquisa mostram que o símbolo utilizado pela Câmara Municipal de Braga não encontra respaldo na população bracarense que se revê mais numa outra imagem da cidade, essa sim a mais indicada para representar o município. Outro importante dado revelado foi a incongruência entre o slogan oficial utilizado (Cidade Autêntica) e o que é entendido pelos moradores da cidade, a percepção mais representativa da história e vida da cidade. Além disso, através deste estudo foi possível perceber que a rede social Facebook é o canal mais utilizado, tanto pela Câmara Municipal quanto pelos moradores de Braga, para se divulgar e se informar sobre os eventos que acontecem no município. Os dados analisados foram: frequência de posts, likes, temas abordados, idade e sexo dos seguidores que estão expostos neste estudo.por
dc.description.abstractThe Territorial Communication, the management of the territories and the visibility of the cities directly influence the residents in their quality of life. Territorial promotion can interfere in the increase of companies and investments in the city, increase the tourism industry, promote diplomacy, help export and strengthen citizens identity, increasing the residents self-esteem. Territorial Marketing serves as a process of exchange between cities and their target markets, with the main purpose of promoting the regions, improving their image, generating wealth, securing foreign investments and attracting skilled labor. The present research intended to know the perceived identity — from the point of view of its residents — of the city of Braga in Portugal, due to its consecrated importance in the historical context of the country. The methodology used in this study was the quantitative research, through the application of questionnaires with 100 (one hundred) residents of the city of Braga (born and foreign), divided between the two genders (male and female), aged between 18 and 70 years and who lived in the portuguese city for over a year. The results of the research pointed that the symbol used by the Municipality of Braga does not find support in the bracarense population that is reviewed more in another image of the city, that is the most indicated to represent the municipality. Another important revealed fact was the incongruity between the official slogan used (Authentic City) and what is understood by the residents of the city the most representative perception of the history and life of the city. In addition, through this study it was possible to perceive that the social media Facebook is the channel most used, both by the City Council and by the residents of the city, to divulge and inform about the events that happen in the municipality. The data analyzed were: frequency of posts, likes, themes addressed, age and gender of the followers who are exposed in this study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação territorialpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectImagempor
dc.subjectMarketing placespor
dc.subjectTerritorial communicationpor
dc.subjectIdentitypor
dc.subjectImagepor
dc.titleEstudo da comunicação territorial da cidade de Braga: a identidade percebida por seus moradorespor
dc.title.alternativeBraga city territorial communication study: the identity perceived by its inhabitantspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201738848por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:CECS - Dissertações de mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese+Mestrado+Amanda+Correa.pdfTese2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis