Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46656

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDomingues, Ivopor
dc.contributor.authorFernandes, Ivo Xavier Silva Videspor
dc.date.accessioned2017-10-11T15:23:11Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.date.submitted2016-12-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/46656-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)por
dc.description.abstractA sigla ISO (International Organization for Standardization) designa um grupo de normas técnicas que podem ser usadas como referências para a construção e certificação de sistemas de gestão nas organizações. Esta investigação tem como objetivo principal determinar qual o impacto da comunicação em sistemas de gestão da qualidade. O método utilizado assenta numa abordagem quantitativa com recurso a um inquérito por questionário aplicado a organizações certificadas. Esta pesquisa procurou juntar duas dimensões da sustentabilidade organizacional reconhecidas na literatura – a implementação de sistemas de gestão da qualidade e a comunicação organizacional. Concretamente, é orientada para a análise das dimensões de significação, legitimação, dominação, documentação e das tecnologias da informação e comunicação. Neste sentido, procurou-se medir a sua intensidade e avaliar o impacto destas no desempenho do sistema de gestão da qualidade.por
dc.description.abstractThe ISO abbreviation (International Organization for Standardization) is a group of technical standards that can be used as references for the construction and certification of management systems in organizations. This research aims to determine the impact of communication on quality management systems. The method used is based on a quantitative approach using a questionnaire applied to certified organizations. This research sought to join two dimensions of organizational sustainability recognized in the literature - the implementation of quality management systems and organizational communication. Specifically, it is oriented to the analysis of the dimensions of significance, legitimation, domination, documentation, as well as, information and communication technologies. In this sense, we tried to measure their intensity and assess the impact in the performance of the quality management system.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSistema de gestão da qualidadepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSignificaçãopor
dc.subjectLegitimaçãopor
dc.subjectDominaçãopor
dc.subjectQuality management systempor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectSignificationpor
dc.subjectLegitimationpor
dc.subjectDominationpor
dc.titleA comunicação organizacional em sistemas de gestão da qualidade certificadopor
dc.title.alternativeOrganizational communication in certified quality management systemspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201738538por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoIvo+Fernandes.pdf2,42 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID