Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46532

TitlePlaneamento da carreira e desempenho académico na infância
Other titlesCareer planning and academic achievement in infancy
Author(s)Azevedo, Adriana Isabel Monteiro
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
KeywordsDesenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Career development
Childhood
Career planning
Academic performance
Issue date6-Jul-2017
Abstract(s)O desenvolvimento de carreira na infância estimula sentimentos de competência pessoal, que habilitam as crianças a lidar com o futuro e a prever formas de modificar pontos fracos. As atitudes de planeamento desenvolvem-se através da utilização dos recursos de exploração disponíveis e de representações quanto à articulação entre a escola e o trabalho. Este estudo destina-se a analisar a relação entre planeamento da carreira e dimensões de desempenho académico em crianças. Participaram 446 alunos do 2º ciclo, de ambos os sexos (n= 231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49), a frequentar escolas públicas das zonas norte e centro do País. Utilizou-se um questionário de identificação pessoal e a subescala de planeamento da Childhood Career Development Scale. Recorrendo a testes de associação e a uma análise de agrupamentos, foram identificados dois perfis de carreira distintos. O perfil vulnerável inclui os alunos com valores mais baixos de planeamento, mais dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais e retenções escolares. O perfil construtivo inclui os alunos com valores mais elevados de planeamento e resultados positivos no desempenho e comportamento académicos. Os processos de carreira e académicos são complementares e beneficiam de uma abordagem integrada.
Career development in childhood stimulates feelings of personal competence that enable children to deal with the future and to anticipate ways of modifying weaknesses. Thus, children develop planning skills, through the use of the available resources of exploitation and representations as to the articulation between school and work. This study aims to analyze the simultaneous relationship between career planning and academic performance dimensions in order to identify career profiles. A total of 446 students of the 2nd cycle of elementary education, of both sexes (231, 52.2% boys), aged 9 to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49) attending schools in the northern and central areas of the country, participated in the study. We used a Demographic Questionnaire and the Childhood Career Development Scale planning subscale. Using two association tests and one cluster analysis, two different career profiles were identified. The vulnerable profile includes students with lower career planning and more learning difficulties, behavioral problems, and school retention. The constructive profile includes students with higher planning and positive outcomes in academic performance and behavior. Career and academic processes are complementary and benefit from an integrated approach.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46532
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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