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TítuloResponsabilidade social das empresas: estudo de caso da Gfi Portugal
Outro(s) título(s)Corporate social responsibility: Gfi Portugal’s case study
Autor(es)Pereira, Elsa Alexandra da Mota
Orientador(es)Mourão, Paulo
Palavras-chaveResponsabilidade social das empresas
Gfi Portugal
Stakeholders
Corporate social responsibility
Data17-Jul-2017
Resumo(s)Esta investigação incidiu na dissertação do conceito de responsabilidade social das empresas, tendo como estudo de caso uma empresa portuguesa ligada às tecnologias de informação - a Gfi Portugal. O principal objetivo do estudo foi perceber qual a perceção dos stakeholders da Gfi Portugal relativamente à abrangência, à eficácia e à motivação da RS da empresa. Uma empresa é socialmente responsável quando, cumulativamente, toma ações que visam a integração de preocupações sociais, como a justiça social ou a qualidade ambiental, no seu modelo de gestão, realiza estas iniciativas de modo voluntário, orienta o seu negócio no sentido do desenvolvimento sustentável da sociedade, com particular atenção aos seus stakeholders, e assume as responsabilidades pelo seu impacto. Nesta medida, concluiu-se que a Gfi Portugal é uma empresa socialmente responsável, sendo este um dos seus valores institucionais. Neste estudo, foram inquiridos 161 indivíduos, representantes dos stakeholders da Gfi Portugal, incluindo-se nesta amostra trabalhadores da empresa e beneficiários das iniciativas de RS promovidas pela mesma. Através da análise das suas respostas, concluiu-se que a RS da Gfi é percecionada como estando situada entre o nível médio e o nível bom. Desta forma, a perceção existente é a de que as iniciativas propostas pela empresa são abrangentes, eficazes e prendem-se por motivações altruístas e integrativas. Contudo, e apesar de considerarem a temática importante, mesmo ao ponto de atribuírem ao caráter ético da empresa um peso igualitário ao da remuneração na escolha de um trabalho, os funcionários não têm um envolvimento real com as ações de RS, sendo a taxa de participação nestas muito fraca. Em suma, observou-se que, apesar dos stakeholders da empresa reconhecerem a importância do conceito e fazerem uma avaliação positiva do exercício da RS por parte da empresa, há espaço para melhorias ao nível da comunicação da prática aos trabalhadores de modo a ser construído um maior engagement entre estes e a responsabilidade social da Gfi Portugal, e, consequentemente, com a própria empresa.
This investigation focuses on the dissertation of corporate social responsibility concept, having as a case study a Portuguese IT company - Gfi Portugal. The main goal of the study was the understanding of Gfi Portugal’s stakeholders perception about the comprehensiveness, effectiveness and motivation of the company’s social responsibility. A company is socially responsible when it cumulatively takes actions aimed at integrating social concerns, such as social justice or environmental quality, into its management model, carries out these initiatives on a voluntary basis, guides its business towards sustainable development of society, with particular attention to its stakeholders, and assumes responsibility for its impact. To this extent, the study concluded that Gfi Portugal is a socially responsible company, which has CSR as one of its institutional values. In this study, were interviewed 161 individuals as a representation of Gfi Portugal’s stakeholders. In this sample, employees and some beneficiaries of the CSR initiatives of Gfi Portugal were included. Through the analysis of their answers, it was concluded that Gfi’s social responsibility is perceived as being situated between the average and the good level. In this way, the existing perception is that the initiatives proposed by the company are comprehensive, effective and driven by altruistic and integrative motivations. However, and despite believing the theme is important, even to the point of attributing to the company’s ethical character and to remuneration an equal weight when it comes to choose a job, the employees do not show a real involvement with the social responsibility actions, fact shown by the frankly weak participation rate on these activities. In short, it was observed that, although company's stakeholders recognize the importance of the concept and make a positive assessment of the exercise of social responsibility by the company, there is room for improvement in the communication of the practice to the workers. Thus, it is possible to build a greater engagement between them and Gfi Portugal’s social responsibility, and consequently with the company itself.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46529
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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