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https://hdl.handle.net/1822/46529
Título: | Responsabilidade social das empresas: estudo de caso da Gfi Portugal |
Outro(s) título(s): | Corporate social responsibility: Gfi Portugal’s case study |
Autor(es): | Pereira, Elsa Alexandra da Mota |
Orientador(es): | Mourão, Paulo |
Palavras-chave: | Responsabilidade social das empresas Gfi Portugal Stakeholders Corporate social responsibility |
Data: | 17-Jul-2017 |
Resumo(s): | Esta investigação incidiu na dissertação do conceito de responsabilidade social das
empresas, tendo como estudo de caso uma empresa portuguesa ligada às tecnologias de
informação - a Gfi Portugal. O principal objetivo do estudo foi perceber qual a perceção dos
stakeholders da Gfi Portugal relativamente à abrangência, à eficácia e à motivação da RS da
empresa.
Uma empresa é socialmente responsável quando, cumulativamente, toma ações que
visam a integração de preocupações sociais, como a justiça social ou a qualidade ambiental, no
seu modelo de gestão, realiza estas iniciativas de modo voluntário, orienta o seu negócio no
sentido do desenvolvimento sustentável da sociedade, com particular atenção aos seus
stakeholders, e assume as responsabilidades pelo seu impacto. Nesta medida, concluiu-se que
a Gfi Portugal é uma empresa socialmente responsável, sendo este um dos seus valores
institucionais.
Neste estudo, foram inquiridos 161 indivíduos, representantes dos stakeholders da Gfi
Portugal, incluindo-se nesta amostra trabalhadores da empresa e beneficiários das iniciativas de
RS promovidas pela mesma. Através da análise das suas respostas, concluiu-se que a RS da Gfi
é percecionada como estando situada entre o nível médio e o nível bom. Desta forma, a
perceção existente é a de que as iniciativas propostas pela empresa são abrangentes, eficazes e
prendem-se por motivações altruístas e integrativas. Contudo, e apesar de considerarem a
temática importante, mesmo ao ponto de atribuírem ao caráter ético da empresa um peso
igualitário ao da remuneração na escolha de um trabalho, os funcionários não têm um
envolvimento real com as ações de RS, sendo a taxa de participação nestas muito fraca.
Em suma, observou-se que, apesar dos stakeholders da empresa reconhecerem a
importância do conceito e fazerem uma avaliação positiva do exercício da RS por parte da
empresa, há espaço para melhorias ao nível da comunicação da prática aos trabalhadores de
modo a ser construído um maior engagement entre estes e a responsabilidade social da Gfi
Portugal, e, consequentemente, com a própria empresa. This investigation focuses on the dissertation of corporate social responsibility concept, having as a case study a Portuguese IT company - Gfi Portugal. The main goal of the study was the understanding of Gfi Portugal’s stakeholders perception about the comprehensiveness, effectiveness and motivation of the company’s social responsibility. A company is socially responsible when it cumulatively takes actions aimed at integrating social concerns, such as social justice or environmental quality, into its management model, carries out these initiatives on a voluntary basis, guides its business towards sustainable development of society, with particular attention to its stakeholders, and assumes responsibility for its impact. To this extent, the study concluded that Gfi Portugal is a socially responsible company, which has CSR as one of its institutional values. In this study, were interviewed 161 individuals as a representation of Gfi Portugal’s stakeholders. In this sample, employees and some beneficiaries of the CSR initiatives of Gfi Portugal were included. Through the analysis of their answers, it was concluded that Gfi’s social responsibility is perceived as being situated between the average and the good level. In this way, the existing perception is that the initiatives proposed by the company are comprehensive, effective and driven by altruistic and integrative motivations. However, and despite believing the theme is important, even to the point of attributing to the company’s ethical character and to remuneration an equal weight when it comes to choose a job, the employees do not show a real involvement with the social responsibility actions, fact shown by the frankly weak participation rate on these activities. In short, it was observed that, although company's stakeholders recognize the importance of the concept and make a positive assessment of the exercise of social responsibility by the company, there is room for improvement in the communication of the practice to the workers. Thus, it is possible to build a greater engagement between them and Gfi Portugal’s social responsibility, and consequently with the company itself. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Social |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46529 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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