Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46514

TítuloA contabilidade fiscal como método de controlo da economia paralela: análise comparativa de inventários entre 2012 e 2015
Outro(s) título(s)Fiscal accounting as a control method for the shadow economy: comparative analysis to inventories of 2012 and 2015
Autor(es)Aldana, Andrés António José Alves
Orientador(es)Marques, Mário
Palavras-chaveContabilidade fiscal
Contabilidade criativa
Comunicação de inventários
Economia paralela
Inventários
Fiscal accounting
Creative accounting
Reporting of inventories
Shadow economy
Inventories
Data21-Jul-2017
Resumo(s)O Orçamento de Estado de 2015 introduziu a obrigatoriedade das empresas com sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, comunicarem os seus inventários finais à Autoridade Tributária. A primeira comunicação surgiu em janeiro de 2015 relativamente ao período de 2014. O presente estudo tem como objetivo comparar os inventários finais de uma amostra de empresas antes e após a alteração legislativa. Além disso, o estudo pretende identificar dificuldades sentidas pelas empresas na implementação da nova regulamentação. Foram selecionadas quatro empresas retalhistas para levar a cabo um estudo de múltiplos casos. O método de recolha e análise de dados compreende a análise de dados contabilísticos históricos (para os períodos de 2012 a 2015 relativamente às variáveis Inventários, Vendas e Custo das Mercadorias Vendidas e das Matérias Consumidas) e a realização de entrevistas semiestruturadas aos gestores das empresas sob análise. Do estudo empírico conclui-se que apenas numa empresa é possível identificar uma relação entre a implementação da alteração do decreto-lei e o relato dos inventários. Em algumas empresas recolheu-se evidência empírica sobre a existência de inventários sobrevalorizados. Relativamente aos obstáculos na implementação da alteração legislativa apenas uma empresa relata dificuldades ao nível organizativo e nenhuma manifesta ter tido dificuldades ao nível informático.
The State budget of 2015 introduced the obligatoriness of companies with headquarters, steady establishment or residence in Portuguese territory, to communicate it is final inventories to the Tax Authority. The first communication appeared in January 2015 toward the period of 2014. The objective of the present study is to compare the final inventories of a sample of companies before and after the legislative amendments. In addition, the study intends to identify difficulties felt for the companies in the implementation of the new regulation. Four retailing companies were selected to carry out a study of multiple cases. The method of data collection and analysis comprises the historical accounting data analysis (for the periods of 2012 to 2015 in relation to variables inventories, sales and cost of goods sold and Consumed Materials) and the accomplishment of semistructured interviews to the managers of the companies under analysis. Of the empirical study one concludes that only in one company it is possible to identify the relation between the implementation of the changes on the Decree-Law and the reporting of inventories. In some companies empirical evidence was found on the existence of overrated inventories. In relation to the obstacles in the implementation of the legislative amendment only one company reports difficulties on the organizational level and no companies manifest difficulties at the software system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46514
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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