Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46480

TitleFilosofia Proudhoniana do Direito
Author(s)Calheiros, Maria Clara
KeywordsProudhon
Krausismo
Joaquim Maria Rodrigues de Brito
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Lusíadas
CitationCALHEIROS, Clara (2019). Filosofia Proudhoniana do Direito. In "Proudhon - No bicentenário do seu nascimento". Braga, Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho.
Abstract(s)Neste texto, a autora procura apresentar algumas reflexões sobre a importância do pensamento de Proudhon no contexto específico da filosofia do direito portuguesa, em especial, a que se produziu num momento histórico próximo ao tempo de vida deste autor, ou seja, no século XIX. Busca-se sobretudo um olhar para a sua obra que é feito à luz da filosofia do direito portu­guesa, tentando identificar os aspectos que esta tenha porventura ido beber às leituras de Proudhon. Todavia, acresce que não seria possível falar de forma coerente e substantiva sobre a influência da filosofia do direito de Proudhon em Portugal, no curto espaço de que dispomos, sem centrar a nossa análise no pen­ samento jurídico de um jusfilósofo em particular, Joaquim Maria Rodrigues de Brito, Professor da Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, no século XIX e autor de uma curta, mas interessante obra, cuja publicação criaria algumas "ondas de choque" no panorama da filosofia do direito portuguesa de então, dando origem, também no direito, a uma "questão coimbrã".
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46480
AccessOpen access
Appears in Collections:ED/DH-CII - Livros e Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Filosofia Proudhoniana do Direito_f.pdf392,96 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID