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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Anabela Carvalhopor
dc.contributor.advisorDias, Luis S.por
dc.contributor.authorRodrigues, José Pedro Monteiropor
dc.date.accessioned2017-09-14T10:27:23Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2017-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/46417-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractEsta dissertação foi realizada no contexto da conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho. Esta foi desenvolvida em ambiente industrial através de um projeto cujo objetivo passou por propor melhorias no processo de criação de layouts usando princípios Lean Thinking e software de simulação. A dissertação foi desenvolvida na Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. no âmbito de um projeto de inovação existente entre a Bosch e a Universidade do Minho (Innovative Car HMI). A metodologia de investigação usada foi a Action-Research cuja primeira etapa passou pela realização de uma análise crítica à situação atual do processo referido e onde foi possível constatar que existem dois métodos de criação de layouts na empresa, o método Planning Guideline e o método tradicional, sendo o método Planning Guideline oficial da Bosch. Esta análise critica revelou alguns problemas neste processo, nomeadamente, tempo de criação elevado, elevado número de recursos utilizados para a sua realização. Depois da análise e identificação de problemas, planearam-se ações alternativas para encontrar a melhor solução do processo de criação de layouts. Assim, realizou-se o levantamento de projetos que desde 2011 até 2016 realizaram o workshop do Lean Line Design (workshop pertencente ao método PGL), assim como o número de alterações de layout existentes em projetos que utilizaram o PGL ou o método tradicional. De seguida fez-se o levantamento das competências para a realização do PGL na Bosch em Braga. Foi ainda realizada uma análise para saber o número de recursos utilizados no método PGL e no método tradicional, foi realizado um questionário para saber a qualidade dos layouts como documentos de “comunicação com o cliente” e foi feito um levantamento dos tempos de entrega das cotações à contabilidade. Depois das análises realizadas, apresentaram-se como propostas de soluções a implementação de um software de simulação (SIMIO), a utilização conjunta e complementada do método PGL e o SIMIO e a formação de colaboradores neste software e no método PGL de forma a que o futuro da fábrica seja com o mínimo de desperdícios. Com a implementação das sugestões, espera-se conseguir um poupança de 351.730€ por projeto caso este seja realizado pelo método PGL e uma poupança de 33.920€ por projeto se este for realizado pelo método tradicionalpor
dc.description.abstractThis thesis was carried out in the context of the conclusion of the Integrated Master in Engineering and Industrial Management (MIEGI) of the University of Minho. This was developed in an industrial environment through a project whose goal was to create improvements in the process of creating layouts using Lean Thinking principles and a simulation software. The thesis was developed at Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. within the scope of an existing innovation project between Bosch and the University of Minho (Innovative Car HMI). The research methodology used was Action-Research whose first step was to perform a critical analysis of the current situation of the referred process and where it was possible to verify that there are two methods of creating layouts in the company, the Planning Guideline method and the traditional method, being the Planning Guideline the official method of Bosch. This critical analysis revealed some problems in the process, namely, high creation time, high number of resources used for its realization. After analyzing and identifying problems, alternative actions were planned to find the best solution for the layout process. Thus, projects that were carried out from 2011 to 2016 held the Lean Line Design workshop (workshop that belongs to the PGL method) as well as the number of layout changes existing in projects that used PGL or the traditional method. Subsequently, the competences for the realization of the PGL at Bosch in Braga were surveyed. An analysis was also made to know the number of resources used in the PGL method and in the traditional method, a questionnaire was carried out to know the quality of the layouts as documents of “communications with the customer” and a survey was made of the lead times of quotations to accounting. Following the analysis taken, proposals for solutions were presented, the implementation of a simulation software (SIMIO), the joint use and complemented of the PGL method and the SIMIO, training the collaborators in this software and method PGL so that the future of the plant is with the least amount of waste. With the implementation of the suggestions, it is expected to achieve 1296,5€ per project implemented.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLean Thinkingpor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectLayoutspor
dc.subjectSIMIOpor
dc.subjectDesperdíciospor
dc.subjectSimulationpor
dc.subjectLayoutpor
dc.subjectWastepor
dc.titleMelhorias no processo de projeto de implantações usando princípios de Lean Thinking e software de simulação numa empresa de componentes eletrónicos da indústria automóvelpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201729768por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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