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Título(Re)aprender a (con)viver: do assistencialismo à emancipação
Outro(s) título(s)(Re)learning to live: from welfare to emancipation
Autor(es)Silva, Carina Gonçalves
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEducação de adultos
Pobreza e exclusão social
Autonomia
Participação
Adult education
Poverty and social exclusion
Autonomy
Participation
Data20-Fev-2017
Resumo(s)O presente relatório é fruto de um trabalho de intervenção realizado com os utentes da Comunidade de inserção do Gabinete de Atendimento à Família, uma Instituição Particular de Solidariedade Social situada em Viana do Castelo. A intervenção realizada, evidenciando as temáticas de Educação de Adultos, Intervenção Comunitária, Animação sociocultural e Pobreza e exclusão social, teve como finalidade a promoção da autonomia e desenvolvimento integral do público-alvo, com vista à re(construção) dos seus projetos de vida. Orientados pelo paradigma qualitativo, interpretativo hermenêutico e tendo por base uma metodologia de investigação-ação participativa com base na realização de um diagnóstico de necessidades, delineamos um conjunto de objetivos que alcançamos através da implementação de um conjunto de atividades ao nível da gestão doméstica e financeira, relacionamento interpessoal, educação e promoção para a saúde, expressão musical, trabalhos manuais e jogos lúdicos que possibilitaram o desenvolvimento integral dos utentes a nível pessoal, cultural e social. Os resultados obtidos evidenciam a importância e pertinência desta intervenção e revelam a consciencialização dos utentes acerca dos próprios problemas e aquisição de um conjunto de aprendizagens, que os vai ajudar a enfrentar os desafios futuros, aumentando a sua própria qualidade de vida.
This report is result of an intervention work with the users of the insertion community of Gabinete de Atendimento à Família, a Private Institution of Social Solidarity located in Viana do Castelo. The intervention carried out, highlighting the theme of Adult Education, Community Intervention, Sociocultural Animation, Poverty and Social Exclusion, was aimed at promoting autonomy and full development of the target audience, in order to re(construct) their life projects. Guided by qualitative, interpretative hermeneutic paradigm and based on a participatory action research methodology based on conducting a needs analysis, we outlined a set of objectives, achieved through the implementation of a set of activities at the level of domestic and financial management, interpersonal skills, education and promotion of health, musical expression, crafts and ludic games that made possible the full development of the users personal cultural and social level. The results show the importance and relevance of this intervention and also reveal the awareness of users about their problems and the acquiring of knowledge, which will help them to face future challenges by increasing their own quality of life.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de Estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46357
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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