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TítuloA corrente (in)visível: do PISA às práticas docentes, no ensino da língua materna e na promoção da leitura
Outro(s) título(s)The (in)visible chain: from pisa to teaching practices, on mother tongue teaching and reading promotion
Le courant (in)visible: du pisa aux pratiques enseignantes, dans l’enseignement de la langue maternelle et dans la promotion de la lecture
Autor(es)Lima, Maria Hermínia Ferreira Milheiro Nunes
Orientador(es)Antunes, Fátima
Palavras-chaveAbordagem do ciclo de políticas
PISA
Literacia em leitura
Regulação
PNL
PNEP
Policy cycle approach
Reading literacy
Regulation
Approche du cycle de politiques
Littératie en lecture
Régulation
Data28-Jun-2017
Resumo(s)O desempenho dos alunos portugueses no PISA foi despertando em Portugal debates mediáticos e político-partidários acesos sobre o estado da educação nacional que foram crescendo em intensidade, a partir do primeiro ciclo de avaliações, em 2000. Para compreendermos como ideias sobre educação de uma organização global (OCDE) se transformam em políticas de Educação nacionais, adotámos a abordagem do ciclo de políticas de Bowe,Ball, & Gold (1992) para estudarmos duas políticas nacionais: o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Programa Nacional de Ensino do Português para professores do 1º ciclo do ensino básico (PNEP). A nossa escolha destas duas políticas prendeu-se com o facto de um dos três domínios avaliados pelo PISA ser a literacia em leitura. Mostramos, no capítulo um, como esta organização supranacional, de cariz predominantemente económico, ascende a “guru” mundial das avaliações dos sistemas educativos nacionais e como, através dos relatórios que produz, divulga as suas ideias e faz recomendações de política educativa aos governos dos Estados-Nação. No capítulo dois, damos conta do contexto de influência nacional e no capítulo três, através de entrevistas a docentes dos 1º, 2º e 3º ciclos, compreendemos como foram recontextualizados, em contextos da prática específicos, o PNL e o PNEP. Com a análise do contexto de influência supranacional, relacionado com o PISA, verificámos que a avaliação comparada que ele promove tem funcionado, para Portugal, como um regulador do seu sistema educativo. Com a análise do contexto de influência nacional evidenciámos que o desempenho de Portugal no PISA foi/é catalisador de debates políticos, partidários e mediáticos, cujos agentes, munidos do léxico veiculado pelo PISA, pressionam os governos nacionais para a produção de outras políticas de Educação. Com a análise dos textos das políticas, vemos expressa a influência dos resultados dos alunos portugueses no PISA, na criação dessas políticas. Com a análise do contexto de prática verificámos a recontextualização das políticas e os seus efeitos junto de alunos, professores e escolas.
Portuguese students’ performance on PISA had an awakening effect in Portugal, with mediatic and political-party debates on the national education situation. Those debates grew on intensity, from the first cycle of assessments, in 2000. To better understand how global organization (OCDE) ideas can become national policies, we adopted an approach of the cycle of policies of Bowe, Ball & Gold (1992) to study two national policies: the National Reading Plan (PNL – Plano Nacional de Leitura) and the National Program on Portuguese Teaching, for first cycle teachers (PNEP – Programa Nacional de Ensino do Português). Our choice on those two policies is linked with the fact that one of the three areas assessed by PISA is reading literacy. In chapter one, we show how this supranational organization, predominantly economical, rises as world “guru” of national education systems rating and how, through the produced reports, spreads their own ideas and makes educational policies recommendations to the governments. In chapter two, we analyze the national context influence and in chapter three, using interviews with 1st, 2nd and 3rd cycle teachers, we understand how PNL and PNEP were recontextualized, on specific practice contexts. With the analyses of the supranational influence context, related with PISA, we noted that the comparative assessment that it promotes has worked, for Portugal, as a regulator of its own educational system. With the analyses of the national influence context, we put in evidence that Portugal’s performance on PISA was/is a catalyst for political, partisan and media debates, whose agents, with the PISA lexicon, pressure national governments for other education policies production. With the analysis on the policy texts, we can find the influence that the results of Portuguese students’ on PISA had on those policies creation. With the analysis of the practice context we verified the recontextualization of policies and their effects among students, teachers and schools.
La performance des élèves portugais au PISA a éveillé au Portugal des débats médiatiques et politico-partisans enflammés sur l’état de l’Éducation nationale qui ont grandi en intensité, dès le premier cycle d’évaluation, en 2000. Pour comprendre de quelle façon des idées sur l’Éducation d’une organisation globale (OCDE) deviennent des politiques d’Éducation nationales, nous avons adopté l’approche du cycle de politiques de Bowe, Ball & Gold (1992) pour étudier deux politiques nationales: le Plan National de Lecture (PNL) et le Programme National d’Enseignement du Portugais (PNEP) pour les enseignants du premier cycle de l´enseignement primaire. Notre choix de ces deux politiques est dû au fait que l’un des trois domaines évalués par le PISA est la littératie en lecture. Nous montrons, au chapitre un, comment cette organisation supranationale, à prédominance économique, s’élève à modèle mondial des évaluations des systèmes éducatifs nationaux et comment grâce aux rapports qu’elle produit, répand ses idées et propose des recommandations de politique éducative aux gouvernements des États-Nation. Au chapitre deux, nous présentons le contexte d’influence national et au chapitre trois, grâce à des interviews à des enseignants des premier, deuxième et troisième cycles, nous comprenons comment ont été recontextualisés, en des contextes de pratique spécifiques, le PNL et le PNEP. Par l’analyse du contexte d’influence supranational, rapporté au PISA, nous avons vérifié que l’évaluation qu’il promeut fonctionne, pour le Portugal, comme un régulateur de son système éducatif. Par l’analyse du contexte d’influence national, nous mettons en évidence que la performance du Portugal au PISA a été/est déclencheur de débats politiques des partis et des médias, dont les agents, munis du lexique véhiculé par le PISA, incitent les gouvernements nationaux à la production d’autres politiques d’Éducation. Avec l’analyse des textes des politiques, nous nous rendons compte de l’influence des résultats des élèves portugais au PISA, dans la création de ces politiques. Avec l’analyse du contexte de pratique nous avons vérifié la recontextualisation des politiques et ses effets auprès des élèves, des professeurs et des écoles.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46257
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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