Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46254
Título: | Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto |
Autor(es): | Fernandes, Marta Isabel dos Santos |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Metodologia de trabalho de projeto Trabalho de projeto em creche Aprendizagem Desenvolvimento de competências Project method Project method in day care center Learning Skills development |
Data: | 1-Jun-2017 |
Resumo(s): | A presente dissertação procura descrever a transformação da prática educativa da sala de
creche onde exerço a minha atividade como Educadora de Infância, através da implementação da
Metodologia de Trabalho de Projeto.
Esta transformação da prática foi suportada num processo de investigação-ação através
do qual procurei agir de forma a transformar a minha prática e por sua vez, o quotidiano do grupo
de trabalho.
A Metodologia de Trabalho de Projeto é uma abordagem pedagógica que se inscreve nas
pedagogias construtivistas e participativas e que visa a investigação de respostas para questões e
problemas encontrados pelas próprias crianças através de metodologias colaborativas e ativas.
A intervenção pedagógica realizada tornou possível conhecer a diversidade de
aprendizagens das crianças em todas as áreas e domínios de conteúdo, bem como, a
reconstrução do papel de Educadora de Infância, através de um processo de reflexão permanente
em torno das dimensões pedagógicas, de observação e escuta da criança e da intencionalidade
da ação pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças. This dissertation seeks to describe the transformation of the educational practice of the nursery where I work as a Kindergarten Teacher, through the implementation of the Project Method. This transformation of the practice was supported in a process of investigation-action through which I tried to act in order to transform my practice and in turn, the everyday life of the work group. The Project Method is a pedagogical approach, that is part of the constructivist and participatory pedagogies and aims to investigate the answers to questions and problems encountered by the children themselves through collaborative and active methodologies. The pedagogical intervention enabled knowing the diversity of children's learning in all areas and domains, as well as the reconstruction of the role of Childhood Education through a process of permanent reflection on the pedagogical dimensions, observation and listening to the child and the intentionality of the pedagogical action capable of promoting children's development and learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46254 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Fernandes - Dissertação de Mestrado.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |