Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/46254

TítuloUm relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto
Autor(es)Fernandes, Marta Isabel dos Santos
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveMetodologia de trabalho de projeto
Trabalho de projeto em creche
Aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Project method
Project method in day care center
Learning
Skills development
Data1-Jun-2017
Resumo(s)A presente dissertação procura descrever a transformação da prática educativa da sala de creche onde exerço a minha atividade como Educadora de Infância, através da implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto. Esta transformação da prática foi suportada num processo de investigação-ação através do qual procurei agir de forma a transformar a minha prática e por sua vez, o quotidiano do grupo de trabalho. A Metodologia de Trabalho de Projeto é uma abordagem pedagógica que se inscreve nas pedagogias construtivistas e participativas e que visa a investigação de respostas para questões e problemas encontrados pelas próprias crianças através de metodologias colaborativas e ativas. A intervenção pedagógica realizada tornou possível conhecer a diversidade de aprendizagens das crianças em todas as áreas e domínios de conteúdo, bem como, a reconstrução do papel de Educadora de Infância, através de um processo de reflexão permanente em torno das dimensões pedagógicas, de observação e escuta da criança e da intencionalidade da ação pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças.
This dissertation seeks to describe the transformation of the educational practice of the nursery where I work as a Kindergarten Teacher, through the implementation of the Project Method. This transformation of the practice was supported in a process of investigation-action through which I tried to act in order to transform my practice and in turn, the everyday life of the work group. The Project Method is a pedagogical approach, that is part of the constructivist and participatory pedagogies and aims to investigate the answers to questions and problems encountered by the children themselves through collaborative and active methodologies. The pedagogical intervention enabled knowing the diversity of children's learning in all areas and domains, as well as the reconstruction of the role of Childhood Education through a process of permanent reflection on the pedagogical dimensions, observation and listening to the child and the intentionality of the pedagogical action capable of promoting children's development and learning.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46254
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEC - Dissertações de Mestrado
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Fernandes - Dissertação de Mestrado.pdf4,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis