Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46248
Título: | Exercício profissional do treinador desportivo: do conhecimento a uma competência eficaz |
Autor(es): | Resende, Rui Sá, Paulo Barbosa, António Gomes, A. Rui |
Palavras-chave: | Pedagogia Liderança Voleibol Futebol Andebol Pedagogy Leadership Volleyball Football Handball |
Data: | 2017 |
Editora: | Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (SCPD) |
Revista: | Journal of Sport Pedagogy and Research |
Citação: | Resende, R., Sá, P., Barbosa, A., & Gomes, A.R. (2017). Exercício profissional do treinador desportivo: Do conhecimento a uma competência eficaz. Journal of Sport Pedagogy & Research, 3(1), 42-58. |
Resumo(s): | O treinador necessita de amplos conhecimentos para ser competente. Este artigo tem como objetivo evidenciar a pedagogia como agregadora de conhecimentos das diferentes subdisciplinas do desporto e fomentadora de uma maior eficácia do processo de treino. Elege uma filosofia de atuação profissional assente numa educação para a autonomia e corresponsabilização do atleta no processo de treino. Evidencia-se a necessidade do planeamento do treino assente na organização de exercícios, numa estratégia de comunicação e na implementação de uma estratégia de avaliação. Reforça-se estas ideias através da boa relação que deve existir entre o plano das ideias (filosofia de liderança) os comportamentos para efetivar essas ideias (prática de liderança) e os indicadores utilizados para aferir o sucesso das ideias defendidas (critérios de liderança). Apresentam-se exemplos de ensino de competências desportivas nas modalidades de voleibol, futebol e andebol. The coach needs extensive knowledge to be competent. This article aims to highlight pedagogy as a knowledge aggregator of the different sport sub disciplines and foster greater effectiveness in the training process. It elects a philosophy of professional performance based on an education to the athlete autonomy and co-responsibility in the training process. There is evidence of the need for training planning based on the organization of exercises, a communication strategy and the implementation of an evaluation strategy. These ideas are reinforced by the good relationship between the ideas (leadership philosophy), the behaviors to implement these ideas (leadership practice) and the indicators used to measure the success of the ideas defended (leadership criteria). Examples of teaching sports skills in volleyball, soccer and handball are presented. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46248 |
ISSN: | 1647-9696 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4-Artigo-Pedagogia e ensino de comp desport-R Resende et al-JSPR.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons