Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46209

TitleEducação literária e expressão/educação dramática/teatro: algumas sinergias em contexto acadêmico
Other titlesLiterary education and theatrical/drama education: a few synergies within an academic context
Author(s)Antunes, Carla Pires
Dias, Maria dos Anjos Flôr
Silva, Sara Raquel Reis da
KeywordsEducação literária
Educação dramática
Texto dramático
Formação de professores
Literary education
Drama education
Drama text
Teacher training
Issue dateJan-2017
PublisherFurg
JournalMomento: Diálogos em Educação
Abstract(s)Neste breve ensaio, divulga-se e reflete-se acerca de um projeto interdisciplinar, a dinamizar no período de 2013-2016, no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Procura-se acentuar a transversalidade da língua portuguesa, materializada em textos literários, mas também alargar a própria cultura artística, nomeadamente no domínio da criação e fruição teatrais. Numa primeira fase, é proposto conhecer a cultura literária dos alunos da licenciatura para, posteriormente, no contexto de disciplinas como a “Literatura para a Infância e Juventude” e a “Expressão e Educação Dramática”, alargar o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral); desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos de dizer e de oralidade (narração, formas poético-líricas e texto dramático); perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria da capacidade de desconstrução de textos e, consequentemente, para a formação de futuros cidadãos ativos na leitura do texto-mundo.
This brief essay we aim to share and reflect on the interdisciplinary project, which took place between 2013 and 2015, as part of the degree in Basic Education at the Institute of Education of the University of Minho (Braga, Portugal). Not only do we seek to highlight how transversal the Portuguese language is, embodied in literary texts, but also contribute to the artistic culture itself, namely through the theatrical creation. In the initial stage, we intend to get acquainted with the students’ literary culture in order to expand their contact with less widespread literary genres (poetry and drama), within the context of subjects, such as Children and Youth Literature and Drama Education; to develop phonological and interpretative dimensions related to popular expressions and spoken interaction (narration, forms of lyric poetry and dramatic text); to understand how reading may help to develop text analysis skills, thus, shaping active citizens of the future who are capable of relating personal interpretations with their own understanding of the world.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46209
e-ISSN2316-3100
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5318-20121-1-PB.pdf236,84 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID