Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46152

TitleA excelência em transição: as dinâmicas de acesso ao ensino superior de estudantes distinguidos no ensino secundário
Author(s)Borges, Germano José Conceição Pinto
Torres, Leonor Lima
KeywordsTransições escolares
Excelência académica
Issue date2017
Abstract(s)O acesso ao ensino superior pode revelar-se uma etapa disruptiva para estudantes distinguidos por mérito escolar no ensino secundário face a percursos marcados pela linearidade institucional da excelência académica. Será que a candidatura ao ensino superior deste grupo de alunos é apenas mais uma etapa de validação da linearidade das suas trajetórias escolares de excelência? Ou representará a etapa inicial de um conjunto de descontinuidades não esperadas que acabarão já no ensino superior por fazer gorar o estatuto de excelência anteriormente granjeado?A análise aos resultados do concurso nacional de acesso entre 2012 e 2016 evidencia descontinuidades expressivas no acesso ao ensino superior com um número significativo de estudantes distinguidos a serem excluídos da 1.ª opção da candidatura concernente ao ano de conclusão dos estudos no ensino secundário, após infrutíferas tentativas na 2.ª e 3.ª fase. Está-se na presença de 112 estudantes três vezes “medalhados com o ouro”, pelo mesmo sistema público de ensino que na fase de transição lhes consente uma de duas alternativas: manter a linearidade do percurso escolar, com o acesso ao ensino superior por via de segundas opções (itinerário trilhado pelos candidatos a cursos de Tecnologias) ou quebrar a sequencialidade do trajeto e voltar a concorrer no ano ulterior (roteiro continuado pelos candidatos a cursos da área de estudos da Saúde).
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46152
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Outros documentos/Other documents

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PosterCiência2017_Borges, G. & Torres, L. L. (2017).pdf840,12 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID