Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46055

TitleHumanidades interativas problematização do processo de desenho e construção de um videojogo lúdico-pedagógico
Other titlesInteractive humanities: problematizing the development of a pedagogical video game
Author(s)Martins, Paulo Jorge Pereira
Advisor(s)Dias, Idalete
KeywordsHumanidades
Transdisciplinaridade
Videojogos
Criatividade
Interatividade
Humanities
Pedagogical video games
Creative industries
Storytelling
Interactivity
Issue date5-Jun-2013
Abstract(s)Este projeto, essencialmente prático, tem como finalidade explorar e destacar o potencial interventivo das Humanidades no processo de desenho e construção de um videojogo pedagógico bidimensional. Num segmento teórico é evidenciada a crescente solidificação e importância da indústria criativa dos videojogos no panorama contemporâneo, e potencialidades várias, com enfâse nas vertentes interventivas das Humanidades neste contexto transdisciplinar, quer seja pela via criativa, cultural ou pedagógica. Num segmento prático, inicialmente é esboçado o guião concetual de um jogo interativo de cariz lúdicopedagógico, cujo objetivo último é a contribuição para a aprendizagem e iniciação a uma nova língua não materna. O ponto central de todo o projeto é a construção, programação e problematização de um protótipo jogável do videojogo idealizado, partindo sempre de um contexto Humanista transdisciplinar, com o objetivo de comprovar a capacidade interventiva deste ramo de estudos em contextos vários. Todo o processo técnico é desenvolvido recorrendo a tecnologias gratuitas com recursos de aprendizagem acessíveis a todo o tipo de públicos. O objetivo deste projeto passa por sublinhar as possibilidades pedagógicas dos videojogos e, paralelamente, em instância superior, comprovar as capacidades de intervenção dos humanistas no processo criativo desta indústria em ascensão.
This project aims to explore the interventive potential of the Humanities in the process of developing a 2D pedagogical video game. The theoretical section of the thesis will focus on the importance of the creative industry of video games in today’s society and the role the Humanities can play in the context of transdisciplinary research. The practical section of the thesis will focus on the development and programming of a video game prototype and will begin with the script of a pedagogical interactive game suitable for foreign language learning. The technical part of the video game was entirely developed using open and free technology resources. The ultimate goal of this project consists in emphasizing the potential of bringing together the Humanities and the creative industries, namely the video game development industry.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária (área de especialização em Estudos em Cinema e Literatura)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46055
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
ILCH - Dissertações de Mestrado

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