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TitleIntertextualidade endo e exoliterária em Fullmetal Alchemist de Hiromu Arakawa: a reescrita de modelos e materiais narrativos e discursivos da banda desenhada literatura e da história ocidental num manga
Author(s)Machado, Sara Joana Soares da Silva
Advisor(s)Álvares, Cristina
KeywordsFullmetal Alchemist
Manga
Literatura
Intertextualidade
Literature
Intertextuality
Issue date7-Feb-2017
Abstract(s)Fullmetal Alchemist é um manga da autoria de Hiromu Arakawa, cujo público-alvo compreende jovens rapazes entre os 10 e os 20 anos de idade, tendo um leque de leitores mais vasto do que o entendido. É uma obra que ganhou notoriedade tanto no Japão como no Ocidente graças às duas adaptações feitas para séries animadas e devido à inovação que trouxe ao género em que se insere – o shonen de aventura e ação – nomeadamente na estrutura narrativa e aos modelos utilizados na criação das personagens. A ideia para esta dissertação surgiu devido à elevada influência que a cultura ocidental tem nesta obra, desde os cenários onde a ação decorre aos temas abordados e às alusões feitas a mitos greco-latinos, como, por exemplo, Ícaro e Prometeu, e à tradição literária europeia, fazendo uma abordagem ao tema do conceito de humanidade que nos leva a pensar na Metamorfose de Kafka, ou utilizando motivos como a imortalidade que nos remetem aos contos de Borges. Assim, a intensão principal desta dissertação será a análise de Fullmetal Alchemist enquadrando a obra no seu meio de origem, a banda desenhada japonesa, ao mesmo tempo que serão estabelecidos pontos de contacto e de afastamento entre três dimensões: a estrutura típica do manga, o uso da mitologia europeia, e a estrutura narrativa e temática da tradição literária ocidental, desde o género de ação e aventura na literatura infantojuvenil, até obras mais emblemáticas, como a já referida Metamorfose, os contos de Borges pertencentes à coletânea O Aleph, e Fausto, de Goethe. Será feita, também, uma abordagem à intertextualidade exoliterária, apoiada em factos e acontecimentos históricos e em temas da sociedade contemporânea que constituem preocupações de cariz ético, tais como os confrontos armados, massacres étnicos e o uso da ciência para fins militares, acontecimentos esses que, apesar de constituírem preocupações globais, afetam mais o mundo ocidental e o Médio Oriente, não fazendo parte diretamente do quotidiano de um estado desmilitarizado e gozador de um certo isolamento geográfico como o Japão.
Fullmetal Alchemist is a manga written by Hiromu Arakawa, which the targeted audience comprehends boys between the ages of 10 and 20 years old, however the real public goes beyond this demography. It’s a manga that gained notoriety both in Japan and Western countries thanks to two anime adaptations made from it and due to the innovations it brought to its genre – action and adventure shonen – mainly in its narrative structure and models used to create and develop characters. The idea for this dissertation occurred due to the large western influence shown in this manga, from the sceneries where the action takes place to the themes addressed in it, to the allusions made to Greco-Latin myths, like Icarus and Prometheus, and to the European literary tradition, presenting an approach to the concept of the humanity theme that makes one think of Kafka’s The Metamorphosis, or using motifs such as immortality that refers the reader to Borges’ short stories. Thus, the main intention of this dissertation will be to analyze Fullmetal Alchimist, framing the work on its medium of origin, Japanese comics, and at the same time there will be points to be established taking in account resemblances and differences on three levels: the typical structure of manga; usage of European mythology; narrative and thematic structure seen in western literary tradition, from the action and adventure genre in children and youth literature, to more emblematic works, such as the already mentioned The Metamorphosis, by Kafka, Borges’ short stories compiled in the anthology The Aleph, and Faust, by Goethe. There will also be made an approach to exoliterary intertextuality, based on historic facts and events and themes from our contemporary society that constitute ethic concerns, such as armed confronts, ethnic massacres, and the use of science for military purposes. Although these themes are global concerns, they affect more the western world and the Middle East, not being a direct part of everyday life in Japan, which is a demilitarized country that is somewhat geographically isolated.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Mediação Cultural e Literária
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45921
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
ILCH - Dissertações de Mestrado

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