Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45919

TítuloA literacia nos cursos profissionais: relatório de atividade profissional
Autor(es)Barros, Sílvia Carina Fernandes
Orientador(es)Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Palavras-chaveCompreensão na leitura e na escrita
Literacia
Práticas de ensino
Estratégias de leitura
Reading and writing comprehension
Literacy
Teaching practices
Reading strategies
Data15-Mar-2017
Resumo(s)Este relatório visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura e na escrita. Distante do conceito de alfabetização, a noção de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura e de escrita. Ensinar a ler e a escrever com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura e a escrita extravasaram em muito o espaço escolar e a vida académica e se tornaram ferramentas essenciais para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade.
This paper presents a reflection on the concepts of literacy, reading and writing comprehension. Reading and writing literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading and writing skills. The teaching of reading comprehension and writing became a challenge to the school, given that reading and writing are everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand becomes a task to be fulfilled in order to enable all students to continue successfully to learn in school, but also to be able to learn in professional contexts and to act in society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45919
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Carina Fernandes Barros.pdf
Acesso restrito!
Tese2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID