Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45745

TitleSobredotação em contexto escolar e familiar: entrecruzando olhares
Author(s)Cruz, Judite Zamith
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
KeywordsSobredotação
Escola
Insucesso escolar
Família
Issue dateJul-2016
PublisherLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Abstract(s)[Excerto] Introdução: “Sei que apesar de ter tido notas mais baixas este ano, devido a fatores emocionais, com a nossa ajuda será feliz” é um dos contributos do pai de Paulo, hoje com 8 anos de idade mas “identificado como sobredotado aos seis anos”, e que poderá sistematizar o enfoque desta comunicação. O testemunho deste pai foi complementado e entrecruzado com o apercebimento pessoal da professora de Inglês nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Debate(m)-se o(s) conceito(s) de sobredotação, a condição e influência familiar, educativa e sociocultural de Paulo. Equacionam-se critérios de sobredotação e intervenção educativa: diversidade de fontes de informação, agentes de avaliação e instrumentos utilizados. Quanto maior for o conhecimento concernente a áreas do desenvolvimento e do saber, melhor ola docente enquadra as competências, necessidades, emoções, expectativas e situações em que interage com os alunos. [...]
TypeconferenceAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45745
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Sobredotacao.pdf10,67 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis