Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45708

TitleDinamização da área dos livros na creche e no jardim de infância
Other titlesDynamization of the book area in the nursery and the infantile garden
Author(s)Faria, Maria Manuela Simões Silva
Advisor(s)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
KeywordsÁrea dos livros
Linguagem e comunicação
Educação pré-escolar
Book area
Language and communication
Pre-school education
Issue date28-Apr-2017
Abstract(s)O presente relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de creche e jardim-de-infância no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré- Escolar. O projeto tem como temática “Dinamização da Área dos livros na Creche e no Jardim de Infância” e surgiu durante a observação no tempo de escolha livre na creche. Observou-se que as crianças não escolhiam a área dos livros. Deste modo, foram desenvolvidas estratégias para despertar o interesse por esta área, proporcionar oportunidades mais sistemáticas de contacto e exploração do livro e promover a linguagem e a comunicação das crianças. Para desenvolver os objetivos propostos recorreu-se a diferentes estratégias pedagógicas que consistiram na leitura de histórias, na construção de fantoches, na exploração de lenga lengas e rimas e no melhoramento do espaço. De um modo geral a intervenção pedagógica nos dois contextos contribuiu para reforçar o interesse das crianças pela área dos livros, proporcionou uma diversidade de atividades e experiências em torno da linguagem e da comunicação. O projeto tornou ainda mais percetível a importância do adulto como mediador entre o livro e a criança.
This report describes and analyzes a project of pedagogical intervention developed in the context of nursery and kindergarten within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School Education. The project has the theme "Dynamization of the book area in the nursery and kindergarten" and appeared during the observation in the time of free choice. It was observed that the children did not choose the book area. In this way, strategies have been developed to stimulate interest in this area, provide more systematic opportunities for contact and exploitation of the book, and promote children's language and communication. In order to develop the proposed objectives, we used different pedagogical strategies that consisted of reading stories, puppetry, exploring lengalengas and rhymes, and improving space. In general, the pedagogical intervention in the two contexts contributed to reinforce children's interest in of book area, provided a diversity of activities and experiences around language and communication. The project made the adult's importance as mediator between the book and the child even more noticeable.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45708
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Manuela Simões Silva Faria.pdf
  Restricted access
3,04 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID