Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/45496

TítuloÀ descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
Outro(s) título(s)Discovering myself and the others: promoting intercultural competence in the foreign language classroom
Autor(es)Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
Orientador(es)Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira
Cea Álvarez, Ana María
Palavras-chaveCompetência comunicativa intercultural
Tolerância
Respeito
Empatia
Intercultural communicative competence
Tolerance
Respect
Empathy
Data13-Dez-2016
Resumo(s)O relatório que aqui se apresenta reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do Inglês e de Espanhol no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem por função descrever e fundamentar a implementação do Projeto de Intervenção, intitulado “À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira”, desenvolvido em duas turmas (7º e 8º anos de escolaridade), numa escola básica do distrito de Braga. Por vivermos hoje numa sociedade culturalmente globalizada, surge a necessidade de estabelecer diariamente intercâmbios com pessoas de diferentes países e de nos preparamos para uma comunicação eficaz entre pessoas de diferentes culturas. É neste sentido que a competência intercultural ganha bastante relevância, visando desenvolver conhecimentos, capacidades, e atitudes favoráveis à aceitação, ao respeito e entendimento mútuo. Para que tal seja possível, o aprendente deverá ser conduzido numa descoberta de si próprio, consciencializando as suas ideias e valores, e a sua influência no modo como olha os “outros”. Através do confronto de ideias e valores, os alunos poderão interpretar os “outros” de uma nova perspetiva de forma a melhor os compreender e criar atitudes de empatia. Com base nestes pressupostos, foram definidos para este projeto os seguintes objetivos: aferir perceções iniciais dos alunos sobre as suas atitudes e motivações no âmbito da competência intercultural; promover a competência intercultural; promover a autorregulação das aprendizagens interculturais e avaliar o impacto das estratégias de intervenção na competência intercultural dos alunos. As estratégias de intervenção incluíram atividades de enriquecimento cultural e linguístico, bem como de reflexão sobre as diferenças entre culturas e a forma como “eu” me comporto e como se comporta o “outro”. A avaliação do projeto, efetuada com base em registos de aprendizagem e opiniões dos alunos, revela o seu impacto positivo, tanto no desenvolvimento da competência intercultural dos alunos, quanto no meu enriquecimento profissional e pessoal.
The following report is a result of the teaching training period within the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It aims to describe and discuss the implementation of my Intervention Project, entitled “Discovering myself and the others: the promotion of intercultural competence in the foreign language classroom”, which was developed in two classes (7th and 8th grades) in a basic school in the district of Braga. Due to our culturally globalized society we frequently need to make exchanges with people from different countries, and in order to ensure effective communication we need to be prepared to interact with people from different cultures. Therefore, intercultural competence acquires high relevance, since it aims to develop knowledge, capacities and attitudes that enhance acceptance, respect and mutual understanding. For this to be possible students should discover their “self” in order to become aware of personal ideas and values and how these influence the way they see other people. By confronting ideas and values, students may interpret the “others” from a different perspective, so that they can better understand and empathize with them. On the basis of the above assumptions, the following objectives were set: assess students’ initial perceptions on their attitudes and motivations within intercultural competence; promote their intercultural competences; promote the self-regulation of their intercultural learning and assess the impact of intervention strategies in students’ intercultural competences. Strategies included activities to promote students’ cultural and linguistic knowledge, as well as reflection on differences between cultures and how “I” behave and how the “others” behave. Project evaluation based on students’ records of learning and opinions highlights its positive impact, both on the development of students’ intercultural competence and on my professional and personal growth.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45496
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivânia Maria Teixeira Peixoto.pdf6,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis