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dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Cristinapor
dc.contributor.authorLopes, Marisa Oliveirapor
dc.date.accessioned2017-05-03T14:08:19Z-
dc.date.available2017-05-03T14:08:19Z-
dc.date.issued2017-01-06-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45495-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractEste trabalho de investigação-ação foi desenvolvido ao longo de nove meses, no âmbito do Estágio académico do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, realizado em Santa Cruz, na ilha de Santiago, em Cabo Verde. O trabalho centrou-se fundamentalmente numa instituição de acolhimento de jovens mães e seus filhos até aos 8 anos, a Casa Manuela Irgher (CMI). Além disso, colaboramos com a Escola Secundária “Professor Alfredo da Cruz Silva” (ESACS) na formação de alunos do clube “agentes da paz”. Tivemos como propósito trabalhar a mediação educacional, procurando desenvolver dinâmicas coletivas de prevenção de conflitos, bem como a sua resolução e transformação social dos envolvidos. Em sociedades cada vez mais complexas, existem desafios maiores para a intervenção social. Um desses desafios é a promoção do desenvolvimento sustentável para o qual é importante articular os diferentes recursos e capacitar as pessoas a diferentes níveis, nomeadamente em competências sociais, na prevenção e resolução de conflitos. A mediação constitui uma resposta importante para responder a este desafio. O trabalho que foi desenvolvido teve como objetivos, fortalecer as competências pessoais, sociais e comunicacionais das mães alojadas na CMI e desenvolver competências de mediação e de mobilização de recursos com as profissionais da CMI. Com vista à concretização destes objetivos gerais desenvolvemos programas de natureza preventiva e transformadora em que a mediação e as suas potencialidades foram exploradas para o fortalecimento de relações pessoais, sociais e institucionais. Destacamos como principais resultados deste Estágio a promoção de relações e interações positivas nos diversos intervenientes, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, a tomada de decisões para o desenvolvimento pessoal e institucional e a construção de um ambiente de convivência harmonioso reforçando laços pessoais e sociais.por
dc.description.abstractThis work of investigation-action was developed for nine months, within the academic internship of the Master in Education, in the specialization area of Educational Mediation and Supervision in Formation, in Santa Cruz, in the island of Santiago, in Cape Verde. The work was focused essentially in one institution of accommodation for young mothers and their children until they are eight years old, the Casa Manuela Irgher (CMI). In addition to that, we also collaborated with Professor Alfredo da Cruz Silva High School. (ESACS). We had, as our purpose, to work educational mediation, trying to develop collective dynamics of conflict prevention, and also its resolution and local transformation. In societies that grow more complex each time, bigger challenges arise which create the need for social intervention. One of those challenges is the promotion of sustainable development for which it is important to articulate different resources and to capacitate people in different levels, namely social skills, in the prevention and resolution of conflicts. Mediation is an important answer to this challenge. The work that was developed had the goals of fortifying the personal, social and communicational skills and develop mediation skills and skills of mobilization of resources within the professionals of the CMI. To achieve these general goals, we developed programs with a preemptive and changing nature in which mediation and its potentialities were explored for the strengthening of personal, social and institutional relations. We highlight, as main results of this internship, the promotion of positive relations and interactions in the several participants, the development of personal and social skills, the decision making for personal and institutional development and the construction of a harmonious living environment, reinforcing personal and social bonds.por
dc.description.abstractEs invistigason-asãu nu disinvolvel duranti novi mês, na kuadro di nos stagio académico di mestrado na educação especializado na Mediason Educacional e Supervison na Formason na Santa Cruz, Ilha de Santiago-Cabo Verde. Es trabadxo fika centralizado na “centro de acolhimento de jovens mães” y ses fidxo ti 8 anus di idade na Casa Manuela Irgher (CMI). Alem di keli nu colabora ku escola “secundária Alfredo da cruz silva” (ESACS), na formason di estudantes “agente da Paz”. Ku es proposta di trabadxo “mediason educacional”, nu procura dizenvolvi um muvimento kuletivo di privenson di conflito y si razuluson na transfornason social di kes envolvidos. Nun sociedade kada bez mas komplexo, tem tcheu dizafiu pa intervenson social. Um di kez dizafiu e promuson sustentável di dizenvolvimento y pa keli e preciso dxunta tudu recurso ki sta espadxado pa pripara arguen di difentes kamada social, na compitensia social e privenson di problemas. Midiason di problema e um forma mas kapaz di risolvi problemas. Es trabadxo li n fazel ku objectivo di fortaleci “compitensias pessoais, sociais e comunicacionais” di kes mudxeres mai morado na CMI y dxudas dizenvolvi compitensias di mediason y di mobiliza recurso. Pa konkritiza objectivo geral, nu dizenvolvi programa di prevenson, pa transforma mediason y si potencialidade di relacom di arguen, sociedade e instituison Nu ta distaka kes prinsipal resultado di kel stagio li: promoson di relason positivu di kes diversu guentis ki participa, dizinvolvimentu di compitensia pessoal y social, toma dicizon pa dizinvolvimentu pessoal y institucional pa contruson di um ambiente di convivência ku harmonia unido ki ta reforsa laso de patriarcal pessoal y social.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectMediationpor
dc.subjectCollaborationpor
dc.subjectFormationpor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectInvestigationpor
dc.subjectSkillspor
dc.subjectMediasonpor
dc.subjectColaborasonpor
dc.subjectFormasonpor
dc.subjectIntervensonpor
dc.subjectInvestigasonpor
dc.subjectCompitensiaspor
dc.titleDjunta-monpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201561123por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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