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TítuloJogos educativos no ensino da matemática: uma experiência em sala de aula com alunos do 1.º e 6.º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Educational games in mathematics teaching: a classroom experience with 1st and 6th grade students
Autor(es)Moreira, Sofia Machado
Orientador(es)Palhares, Pedro
Palavras-chaveJogos educativos
Interação social
Consolidação de aprendizagens
Educational games
Social interaction
Learning consolidation
Data21-Dez-2016
Resumo(s)Este projeto de investigação, desenvolvido na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, procurou abordar os efeitos da utilização de jogos educativos na consolidação de aprendizagens matemáticas e nas interações sociais de alunos dos 1.º e 6.º anos de escolaridade. Com base nestes interesses foram propostos os seguintes objetivos de investigação: observar se a interação social entre os alunos se modifica pela participação em jogos educativos; averiguar se o uso de jogos educativos em sala de aula leva a situações de consolidação de aprendizagem matematicamente ricas e examinar se a participação em jogos educativos promove atitudes positivas relativamente à matemática. Para esta investigação adotou-se uma metodologia qualitativa com contornos de investigação-ação em que as principais ferramentas de recolha de dados foram a observação das atividades propostas e a gravação vídeo das aulas. Igualmente utilizaram-se fotografias das aulas lecionadas como os materiais produzidos pelos alunos. Os dados recolhidos revelaram uma grande dificuldade por parte dos alunos do 1.º Ciclo em participar nos jogos, instalando-se um ambiente negativo na sala de aula devido às discussões entre os alunos que se traduziu na existência de poucas situações de jogos em que todos os alunos de um grupo se envolvessem nos cálculos realizados por um colega. Esta dinâmica de jogo influenciou igualmente a recolha de dados, nomeadamente as gravações vídeo, pois tornou-se extremamente complicado ouvir claramente as discussões entre os alunos sobre o jogo e as suas interações. No 2.º Ciclo verificou-se uma situação contrária, em que os alunos participaram nos jogos equilibradamente e envolveram-se em discussões matematicamente significativas em relação às jogadas que deviam realizar. Verificou-se igualmente que a nível interpessoal os alunos mostraram-se cooperativos, sobretudo em alunos com mais dificuldades. Por último, foi também possível verificar um grande interesse por parte dos alunos em utilizar jogos em sala de aula para consolidar aprendizagens matemáticas. De modo geral, os resultados obtidos nos dois ciclos de ensino mostraram dois extremos de um mesmo espetro tanto a nível de situações matematicamente ricas como também ao nível das interações.
This research project, developed in the course unit Supervised Teaching Practice of the Master in 1st and 2nd cycle of Basic Teaching, aims to adress the effects of the utilization of educational games in the consolidation of mathematics learning and in social interactions among students of the 1st and 6th grades. Based in these interests the following research objectives were devised: to observe if the social interaction among students changes by their engagement in educational games; to ascertain if the use of educational games in the classroom leads to a mathematically relevant learning consolidation and to examine if the participation in educational games promotes positive attitudes in regard to mathematics The chosen methodology was a qualitative one along with a research-action approach whose main data collection tools were the observation of the proposed activities and the video recording of the lessons. Photographies of the classes and material made by the students were also used. The data collected showed a great difficulty among the 1st cycle students in participating in the games, therefore creating a negative environment in the classroom due to the arguments between them that lead to few moments in which all the students of the group were involved in the calculations performed by another student. This game dynamic also influenced the data collection, especially the video recordings, since it made it extremely difficult to clearly hear the students’ arguments over the game and their interactions. In the 2nd cycle there was an opposite situation: the students participated in the games even-temperedly and engaged in mathematically significant arguments over the moves they were about to do. On an interpersonal level, there was also cooperation among the students, especially those with more difficulties. Finally, it was also possible to note that students were extremely interested in using games in the classroom to consolidate their mathematics learning. Generally, the results obtained in both cycles showed two extremes of the same spectrum, at both mathematically relevant situations and interactions level.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45488
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

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