Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45475

TítuloCultura de escuta e competências profissionais: um estudo na formação de professores
Autor(es)Cruz, Judite Zamith
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveVozes das crianças
Competências profissionais
Escuta ativa
Narrativas
Children's voices
Professional skills
Active listening
Narratives
Data2016
EditoraLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Resumo(s)Em 2014/2015, na unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento do 2° ano, da Licenciatura de Educação Básica, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, foi proposto aos estudantes (n=50) um processo formativo em contexto. Tiveram-se como principais objetivos a aprendizagem de técnica de escuta ativa (Bourdieu, 1993, p. 906) e o desenvolvimento de competências profissionais de respeito pelo outro e pelas emoções negatives, a par do desenvolvimento da linguagem e desenho em criancas, Foi proposto aos futuros professores uma intervenção psicoeducativa (Kosslyn & Rosenberg, 2004) baseada nas questões “A minha vida mudou. Algumas coisas estão diferentes...”; ou “Desenha uma ocasião que nunca mais esqueceste... Conta-me o que desenhaste", Este Estudo de Caso documentado, foi conduzido pelo metodo fenomenográfico (Marton, 1986) e contou com a participação de 61 crianças de 4 a 12 anos de idade, abarcando um total de 92 narrativas (pictéricas e textuais) individuais. Os dados foram organizados por género, idade, desenvolvimento e problemáticas sociais e definiram-se à priori as categorias b ocorrências tristes, menos frequentes, são narradas em pormenor. Existem conteúdos interativos, sem diferença de género, como aniversários e nascimentos, passeios da escola ou idas a piscina sem esquecer acidentes correntes. Identificaram-se fatores socioculturais e religiosos e discriminaram-se indicadores de mal-estar e risco familiar, Esta maneira de escuta ativa das desenvolverem competências profissionais (investigativas, curriculares/pedagógicas e reflexivas) “imediatas” de escuta e empatia associadas a competências de saber-fazer, para além de competências mais “duradouras” vinculadas a construção da identidade profissional associadas a competências de saber ser e estar.
In the discipline subject of Developmental Psychology, of Basic Education Course (2nd year - 2014/2015), of the Institute of Education - University of Minho, we proposed to students (n = 50) a formative process in context, We had as main objectives the learning of active listening technique (Bourdieu, 1993, p. 906), and the development of professional skills of respect for children, and for their negative emotions too. At the same time, children will development language and drawing. We suggested to future teachers a psychoeducational intervention (Kosslyn & Rosenberg, 2004), based on issues to complete such as "My life has Changed, Some things are different now "; or "Make a drawing about an occasion that you never forget tell me what you drew.” This documented case study was conducted by a phenomenographic method (Marten, 1986). Participants were 61 children, occurrences, less frequent, are narrated in detail. Children reported interactive content without gender difference, such as birthdays and births, school visits, and trips to the pool, without forgetting current accidents, we identified socio—cultural and religious factors, and we discriminated malaise indicators and family risk. That way of active listening of narratives, for the consequent analysis/reflection, constituted training spaces, through concrete opportunities. Students develop professional skills (investigative, curriculum/pedagogical and reflective) of "immediate" listening, and empathy, associated with skills of know—how, as well as more "lasting" skills. They are linked to the construction of professional identity, associated with skills of knowing how to be and being.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Book of abstracts. ISBN 978-3-00-053685-4"
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45475
ISBN978-3-00-053685-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zamith-Cruz&Carvalho2016_Cultura_de_escuta....pdf27,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID