Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45475

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dc.contributor.authorCruz, Judite Zamithpor
dc.contributor.authorCarvalho, Maria de Lurdes Dias depor
dc.date.accessioned2017-05-02T13:09:10Z-
dc.date.available2017-05-02T13:09:10Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-3-00-053685-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/45475-
dc.descriptionPublicado em "Book of abstracts. ISBN 978-3-00-053685-4"por
dc.description.abstractEm 2014/2015, na unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento do 2° ano, da Licenciatura de Educação Básica, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, foi proposto aos estudantes (n=50) um processo formativo em contexto. Tiveram-se como principais objetivos a aprendizagem de técnica de escuta ativa (Bourdieu, 1993, p. 906) e o desenvolvimento de competências profissionais de respeito pelo outro e pelas emoções negatives, a par do desenvolvimento da linguagem e desenho em criancas, Foi proposto aos futuros professores uma intervenção psicoeducativa (Kosslyn & Rosenberg, 2004) baseada nas questões “A minha vida mudou. Algumas coisas estão diferentes...”; ou “Desenha uma ocasião que nunca mais esqueceste... Conta-me o que desenhaste", Este Estudo de Caso documentado, foi conduzido pelo metodo fenomenográfico (Marton, 1986) e contou com a participação de 61 crianças de 4 a 12 anos de idade, abarcando um total de 92 narrativas (pictéricas e textuais) individuais. Os dados foram organizados por género, idade, desenvolvimento e problemáticas sociais e definiram-se à priori as categorias b ocorrências tristes, menos frequentes, são narradas em pormenor. Existem conteúdos interativos, sem diferença de género, como aniversários e nascimentos, passeios da escola ou idas a piscina sem esquecer acidentes correntes. Identificaram-se fatores socioculturais e religiosos e discriminaram-se indicadores de mal-estar e risco familiar, Esta maneira de escuta ativa das desenvolverem competências profissionais (investigativas, curriculares/pedagógicas e reflexivas) “imediatas” de escuta e empatia associadas a competências de saber-fazer, para além de competências mais “duradouras” vinculadas a construção da identidade profissional associadas a competências de saber ser e estar.por
dc.description.abstractIn the discipline subject of Developmental Psychology, of Basic Education Course (2nd year - 2014/2015), of the Institute of Education - University of Minho, we proposed to students (n = 50) a formative process in context, We had as main objectives the learning of active listening technique (Bourdieu, 1993, p. 906), and the development of professional skills of respect for children, and for their negative emotions too. At the same time, children will development language and drawing. We suggested to future teachers a psychoeducational intervention (Kosslyn & Rosenberg, 2004), based on issues to complete such as "My life has Changed, Some things are different now "; or "Make a drawing about an occasion that you never forget tell me what you drew.” This documented case study was conducted by a phenomenographic method (Marten, 1986). Participants were 61 children, occurrences, less frequent, are narrated in detail. Children reported interactive content without gender difference, such as birthdays and births, school visits, and trips to the pool, without forgetting current accidents, we identified socio—cultural and religious factors, and we discriminated malaise indicators and family risk. That way of active listening of narratives, for the consequent analysis/reflection, constituted training spaces, through concrete opportunities. Students develop professional skills (investigative, curriculum/pedagogical and reflective) of "immediate" listening, and empathy, associated with skills of know—how, as well as more "lasting" skills. They are linked to the construction of professional identity, associated with skills of knowing how to be and being.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVozes das criançaspor
dc.subjectCompetências profissionaispor
dc.subjectEscuta ativapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectChildren's voicespor
dc.subjectProfessional skillspor
dc.subjectActive listeningpor
dc.subjectNarrativespor
dc.titleCultura de escuta e competências profissionais: um estudo na formação de professorespor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate18 - 20 Jul 2016por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage357por
oaire.citationEndPage365por
oaire.citationConferencePlaceLeipzig, Germanypor
oaire.citationTitleXII SIEFLAS Leipzig 2016 - International Seminar of Physical Education, Recreation and Healthpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationXII SIEFLAS Leipzig 2016 - International Seminar of Physical Education, Recreation and Healthpor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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