Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/45406

TítuloRelatório de atividade profissional
AutorRibeiro, Alexandra Sofia Mendes Carneiro Maia
OrientadorSmith, Michael John
Data7-Dez-2016
ResumoPretendeu-se com este relatório de atividade profissional cumprir os requisitos para a obtenção do grau de mestre em “Ciências - Formação Contínua de Professores”, na área de especialização em Física e Química, de acordo com o Despacho RT-38/2011. Nesse sentido, segundo a aplicação do Despacho RT-38/2011, regulamentado pela Circular VRT/RVC-01/2012, o relatório supracitado, abordará os seguintes itens: 1 - Enquadramento científico da atividade desenvolvida no exercício efetivo de funções docentes (este enquadramento científico poderá versar sobre um tópico específico ou sobre o programa de um determinado ano de escolaridade que o mestrando tenha lecionado); 2 - Apresentação e discussão de projetos científicos inovadores desenvolvidos pelo mestrando e que tenham contribuído inequivocamente para o desenvolvimento e melhoria da aprendizagem dos conteúdos disciplinares oficiais por parte dos alunos; 3 - Estágios e ações de formação em que participou, como formando ou formador, discutindo a sua relevância na melhoria do seu desempenho na vertente científica; Ao longo destes catorze anos de carreira profissional na área da docência lecionei todos os níveis de ensino de Física e Química desde o sétimo ano do ensino básico ao décimo Segundo ano com a disciplina de Química bem como várias disciplinas da formação tecnológica do curso científico tecnológico de Química cofinanciado pelo fundo social europeu, o que me permitiu escolher com alguma certeza o tema para o enquadramento científico. O tema escolhido é um dos que mais suscita curiosidade aos alunos na área da Química, sendo por isso uma área que devemos explorar e aprofundar, tal como fazemos na disciplina de LQ II. Para o enquadramento científico do trabalho selecionou-se o domínio - Reações Químicas, relevante no contexto do programa das disciplinas de Físico-Química 8º ano do ensino básico, Física e Química A de 11º ano e Laboratório de Química de 11º e 12º ano da formação tecnológica do curso científico tecnológico de Química Industrial e Laboratorial de planos próprios, cofinanciado pelo fundo social europeu. Neste trabalho pretende-se estabelecer uma ligação entre o ensino básico e secundário complementando o ensino-aprendizagem com a componente laboratorial. Apresentaram-se para o objetivo geral, acima anunciado, vários descritores, que foram explorados através de instrumentos/ metodologias diversificadas e inovadoras, com o verdadeiro intuito de motivar, cativar e envolver os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem. Durante este percurso não foi descorada a avaliação sistemática, bem como, o processo de reflexão e crítica. Como tradição de boas práticas letivas, os conteúdos foram integrados, sempre que possível e adequado, numa perspetiva de ligação com a Sociedade, que tão transformada tem sido pela Ciência e pela Tecnologia, e com o quotidiano dos alunos. Neste relatório descreveram-se projetos/atividades, no âmbito das Ciências Físico-Químicas, implementados no espaço sala de aula e extra-aula, que permitiram motivar o interesse dos alunos para novas aprendizagens e contribuíram inequivocamente para o desenvolvimento do espírito científico/crítico dos alunos, como Gastronomia molecular (projeto desenvolvido por alunos de 11 e 12º ano CCTQIL no âmbito da disciplina de Projeto Tecnológico), Projeto cientistas Xs para alunos de 3º ciclo (8º ano), Projeto “cientistas de palmo e meio” para pré-escolar e 1º ciclo, S´cola, Semana da ciência, Olimpíadas de Química Júnior, Projeto “Rede de Ciência nas escolas”, Um dia de “Magia” – no âmbito da comemoração do dia da ciência, entre outras. Por último, adicionaram-se as ações de formação frequentadas na vertente específica das Ciências Físico-Químicas e das novas tecnologias, que possibilitaram melhorar/alterar práticas de ensino, com a intenção de acompanhar as necessidades e aproveitar as diferentes aptidões dos atuais alunos.
In this professional activity report the principal objective is to fulfill the requisites defined in the legislation of the rectorial dispatch RT-38/2011, as applied to the “Master Degree in Sciences – Continuous Learning for Teachers” in the specialist domain of Physics and Chemistry. In this sense, in accordance with the legislation cited and regulated by circular VRT/RVC-01/2012, the current report includes the following items: 1 – description of the scientific basis of a topic elaborated in the exercise of teaching duties (this description may be presented on a specific topic or may be based on the program a specific year of school curriculum taught by the candidate); 2 – Presentation and discussion of innovative scientific projects developed by the candidate and that have contributed to the development and improvement of student learning of topics in the school curriculum; 3 – The discussion of placements, or short courses, in which the candidate participated, as a student or teacher, and in which the contribution to the improvement of the scientific capacity of the candidate is discussed. Over the fourteen years of the candidate´s teaching career, all levels of school courses from the seventh year Physics and Chemistry course, to the twelfth year Chemistry course, have been taught. Various course units of technological courses in Chemistry, co-financed by the European Social Fund, have also been taught and this experience allowed the candidate to choose the scientific topic based on personal preference. The topic selected is one that gives rise to greatest curiosity in Chemistry students and for this reason it was selected for exploration and presentation in this report component using the strategies developed in the LQII course. For the elaboration of the scientific component the topic of Chemical Reactions was chosen, with particular incidence in the program of the 8th year Physics and Chemistry A course of the basic education level. Physics and Chemistry of the 11th year program and the Chemical Laboratories component of the technological training courses of the Industrial and Laboratorial Chemistry program were included in this report component. In this report the purpose is to establish a connection between basic education and secondary education, complementing the teaching-learning process with a description of the laboratory component.Various descriptors were presented for the general objectives identified above and these were explored through diverse and innovative instruments/methodologies with the purpose of motivating, captivating and involving students in the teaching-learning process. Student evaluation was included in this process of critical reflection. In the tradition of good teaching practice, the influence of Science and Technology on Society and their impact on the everyday life of the students was emphasized. The Physical-Chemical science projects and activities that contributed to student motivation, implemented within and outside the classroom, were described in this report. The projects and activities that stimulated student interest in new learning outcomes and the development of a critical spirit, included molecular gastronomy (eleventh and twelfth year technological project students) XS scientists (eighth year students), “cientistas de palmo e meio” (pre-school and first cycle) and the activities “S ́cola”, Science week, Chemical Junior Olympics, “School science network” and “Magical day” among others. The continuous learning course units that the candidate completed in the domains of Physical-Chemical Sciences and new technologies were identified in the final section. The course units that contributed to an improvement in teaching practice, that enhanced the candidates capacity to respond to learning requirements and to take advantage of student aptitudes were described.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45406
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório final.pdf6,45 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis