Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/45401

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Carla Marisa Maiapor
dc.contributor.authorPereira, Luís Manuel Machadopor
dc.date.accessioned2017-04-21T11:18:17Z-
dc.date.available2017-04-21T11:18:17Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2016-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/45401-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho. Pretendo com a elaboração deste trabalho fortalecer um conjunto de competências, estratégias e conhecimentos na área da Educação Física, necessários à docência. O estágio curricular, faz parte do segundo ano do segundo ciclo de estudos, e afigura-se como um momento chave da minha formação. Através de vários estudos publicados, é conhecida e comprovada a importância da prática regular de atividade física para um crescimento harmonioso nas crianças e adolescentes, assim como na aquisição de estilos de vida saudáveis. Tal importância engloba inúmeros benefícios, não só para o seu crescimento, assim como, na melhoria da condição física da saúde e do rendimento escolar. Dada a importância da atividade física e sendo a Educação Física um dos caminhos para a promoção da sua prática, é relevante tentar compreender o porquê desta sua (des)valorização por parte dos alunos. Assim, esta incerteza despertou a minha atenção em avaliar as atitudes dos alunos face à disciplina, o gosto e também a importância que os alunos atribuem para a sua formação global. Esta investigação teve como principal propósito, analisar as atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como examinar as diferenças de atitudes destes, em função do género, ano de escolaridade, nível socioeconómico. A amostra foi constituída por duas turmas de cada ano de escolaridade (5,6,7,8 e 9ºanos) pertencentes a uma escola na cidade de Fafe. A idade dos alunos esteve compreendida entre os 11 e os 18 anos. Foram aplicados os seguintes questionários: i) o Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF) para a avaliação das atitudes dos alunos face à Educação Física e ii) questionário Family Afluence Scale foi utilizado para aferição do estatuto socioeconómico (ESE) dos alunos. Os principais resultados demonstram que os alunos inquiridos têm uma atitude favorável face à disciplina de Educação Física, gostam e sentem satisfação/prazer nas aulas e consideram-na importante para a sua formação global. Constatou-se, ainda, que os alunos do 2ºciclo atribuem maior importância à disciplina de Educação Física comparativamente com os alunos do 3º ciclo, apesar de a diferença não ser estatisticamente significativa. O nível socioeconómico não tem influência sobre as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física.por
dc.description.abstractThis document falls within the scope of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education of the University of Minho. I intend to draw up this document consolidate the development of a set of skills, strategies and knowledge in the field of physical education, necessary for teaching. The traineeship, of which I am part, is part of the second year of the second cycle of studies, and it appears as a key moment of the entire training. The current picture evidence social, economic and technological changes that call pressures and demands in the teaching area. It is known and proven by several published studies, the importance of physical activity for a balanced growth in children and adolescents, as well as in the acquisition of healthy lifestyles. Such importance encompasses numerous benefits, not only for their development, but also in improving and maintaining physical health condition and the actual school performance. Given the importance of physical activity and physical education being the main means of promoting your practice, it is important to try to understand why this their (dis) valuation by the students. Thus, this issue sparked my interest to assess the attitudes of students to the discipline, the taste and also the importance that students attach to their overall training. This research had as main purpose to analyze the attitudes of students toward physical education classes, and to examine the differences in attitudes of these, according to gender, grade, and socioeconomic level. The sample consisted of two classes of each grade (5,6,7,8 and 9th years) belonging to a school in the city of Fafe. The age of the students was between 11 and 18 years. The Attitudes Questionnaire Students face to Physical Education (QAAEF) was used to evaluate the attitudes of students to physical education; socioeconomic status was determined by applying the Family affluence Scale questionnaire. The main results show that students have a favorable attitude towards Physical Education classes like and feel satisfaction / pleasure in class and consider it important to your overall training. It was found also that the students of 2nd cycle attach more importance to the discipline of physical education compared with students of the 3rd cycle, although the difference was not statistically significant. The socioeconomic level has no influence on the attitudes of students to the discipline of Physical Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.titleAtitudes dos alunos face à disciplina de educação física: relatório de estágiopor
dc.title.alternativeAttitudes of students toward physical education classespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201600862por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Manuel Machado Pereira.pdf2,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis