Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/45400

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Carla Marisa Maiapor
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Isabel Gomespor
dc.date.accessioned2017-04-21T11:10:19Z-
dc.date.available2017-04-21T11:10:19Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/45400-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se na Unidade Didática de Prática de Ensino Supervisionada e visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu durante o presente ano letivo numa escola do concelho de Vila Nova de Famalicão. Este relatório encontra-se dividido em quatro diferentes áreas. A primeira refere-se ao enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada, onde se insere o enquadramento pessoal e institucional e a caraterização da turma que esteve sob a minha responsabilidade. A área seguinte destina-se à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, onde são referidas as fases da conceção, planeamento, realização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Outra das áreas refere-se à participação na escola e à relação com a comunidade, onde relata as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio ou que exigiram a sua participação nas mesmas. A última área destina-se ao projeto de investigação, denominado de “Perceção dos alunos sobre a disciplina de Educação Física” e tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos de diferentes anos de escolaridade têm sobre a disciplina, numa fase em que se assiste a uma desvalorização da mesma. Este projeto contou com uma amostra composta por 142 alunos do sexo feminino inseridas no Ensino Básico e Secundário do presente ano letivo, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Os resultados obtidos revelam que os alunos valorizam a disciplina afirmando que a mesma assume idêntica importância que as outras disciplinas curriculares. Com base neste estudo, será necessário repensar a distribuição da carga horária atribuída à disciplina e a sua valorização dentro da comunidade educativa, uma vez que a Educação Física é uma disciplina fundamental para a promoção de hábitos de vida saudável.por
dc.description.abstractThe upcoming Internship’s Report occurs as an intrinsic element of the Didactic Unit of Supervised Teaching Practice, aiming the pursuit of a Master's Degree in Physical Education Teaching (Middle, Junior and High School Education). The stage took place throughout the current school year on a local campus. This internship’s report is split into four distinct domains. Initially, it is introduced the supervised teaching practice groundwork, which includes an individual and institutional theoretical account as well as the class portrayal that has been under my resposability. Thereupon, it is presented the applied guidance and scheme for the whole of the intership, in which are pointed out the design, planning, recognition and evaluation steps of the teaching-learning process. Succeeding, is concerned to one’s school commitment and one’s relationship with the community: it reports the activities promoted by the stage core and the ones that demanded its cooperation. Last but not least, it is expected to be brung forwad the Research Project, so-called Students Awareness towards Physical Education. The aforementioned aims to evaluate the understanding of miscellaneous students regarding Physical Education as a branch of study, in a time where its degraded status is noticeable. This project considered, as a sample, 142 female middle, junior and high school students, aged from 12 to 18 years old. The obtained results reveal that students attach importance to Physical Education, uttering that it is as important as the remaining educational arenas. Based on this study, it shall be necessary to carefully rethink the timetable assigned to Physical Education along with its relevance within the educational assemblage. It must be summon into mind its utmost importance as an accurate healthy life’s stimulation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMédia finalpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectAveragepor
dc.titleA perceção dos alunos sobre a disciplina de educação física: relatório de estágiopor
dc.title.alternativeStudents awareness towards physical educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201600838por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Ribeiro.pdf798,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis