Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45340

TitleAbordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior
Other titlesApproach to competences, human development and higher education
Author(s)Marinho-Araujo, Claisy Maria
Almeida, Leandro S.
Keywordscompetências
perfil profissional
desenvolvimento humano
educação superior
competences
professional profile
human development
higher education
Issue date23-Mar-2017
PublisherUniversidade de Brasília (UnB)
JournalPsicologia: Teoria e Pesquisa
Abstract(s)Tendo como fundamento a psicologia do desenvolvimento humano, apresenta-se, neste artigo, uma ampliação conceitual à compreensão de competência. Esse é um termo polissêmico, com multiplicidade de concepções epistemológicas, éticas e ideológicas que imprimem complexidade aos processos formativos, especialmente em relação à formação pessoal e profissional na educação superior. Defende-se a noção de competência ancorada na mobilização intencional de diversos recursos próprios ao desenvolvimento humano: processos psicológicos, comportamentos, conhecimentos, afetos, crenças, habilidades, escolhas éticas e estéticas, que devem ser mobilizados pelo sujeito. Apresenta-se, a partir dessa ampliação, uma categorização de competências transversais e possibilidades para sua avaliação. A reflexão pode fundamentar uma atuação crítica de psicólogos e educadores para a mediação do desenvolvimento de competências dos atores do ensino superior.
Grounded on human development psychology, this paper presents a conceptual expansion of the understanding about competence. This is a polysemic construct, with a wide range of epistemological, ethical and ideological concepts that reinforce the complexity of training processes, especially in relation to personal and professional training in the context of higher education. This paper defends the notion of competence rooted in intentional mobilization of various resources inherent to human development: psychological processes, behaviors, knowledge, emotions, beliefs, aptitudes, ethical and aesthetic choices that the subject must mobilize. From this conceptual expansion, a categorization of transversal competences and possibilities of assessment are presented. Analyses can support critical actions of psychologists and educators to mediate the development of competences of higher education actors.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45340
DOI10.1590/0102-3772e32ne212
ISSN0102-3772
e-ISSN1806-3446
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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