Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45321

TitleEducação e saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do CAPSad
Other titlesEducation and health: a case study of educational practices designed for users of CAPSad
Author(s)Spiller, Kézia Maria da Silva
Advisor(s)Oliveira, Clara Costa
KeywordsEducação
Saúde
Droga
Education
Health
Drugs
Issue date5-Jan-2017
Abstract(s)A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no CAPS-ad, tendo em vista que a Educação e a Saúde possui papel fundamental na evolução, na construção e na melhoria da qualidade de vida em sociedade, se faz necessário que os profissionais de saúde e da educação estejam voltados para elaboração e desenvolvimento das práticas educativas. Com isso, o nosso objetivo de estudo foi, analisar o tipo de práticas educativas desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial-álcool e outras drogas, sua finalidade e os seus benefícios para os usuários do CAPS-ad. Com ênfase nas relações de respeito mútuo, compromisso e cooperação, no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Este tema por provocar-me uma inquietação, veio a merecer destaque na nossa linha investigativa. Tendo em vista que a sociedade e comunidade educativas vivenciam esta temática, Educação em Saúde, o tema a abordado nesta dissertação surgiu da necessidade de falar do assunto de maneira aberta e também pelo fato das drogas serem algo que está se tornando cada vez mais presente em nossa sociedade. Dentro deste contexto, a Educação em Saúde de jovens e adultos é uma prática social, com o objetivo de contribuir para que os indivíduos desenvolvam uma consciência crítica, a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e os estimular a buscar soluções e organizações para suas ações individuais e coletivas em sociedade. O percurso utilizado no seio da metodologia qualitativa alicerçou-se no método de Estudo de Caso, como técnicas auxiliares de recolha de dados, escolhemos a entrevista semiestruturada e realização de observação das dinâmicas de grupo desenvolvidas com os usuários do CAPS-ad. Analisados os resultados, todos os entrevistados nesta pesquisa foram unanimes ao dizer que as práticas educativas desenvolvidas no CAPS-ad são fundamentais para o seu tratamento. Quanto ao enquadramento teórico da investigação buscamos fundamentos nos estudos de Freire (2005), Di Pierro & Haddad (2007) e Vieira (2004), entre outros, sendo que cada um cumpre sua função dentro do seu contexto, com responsabilidade, respeito e acima de tudo com comprometimento.
The aim of this Master's thesis was to analyze the educational practices developed in the CAPS-ad, considering that Education and Health plays a fundamental role in the evolution, construction and improvement of the quality of life in society, it is necessary that the Health and education professionals are focused on the elaboration and development of educational practices, therefore, our objective was to analyze the type of educational practices developed by the Center for Psychosocial Care-alcohol and other drugs, its purpose and its benefits for users of CAPS-ad. With emphasis on relations of mutual respect, commitment and cooperation, in the context of Youth and Adult Education - EJA. This theme for causing me an uneasiness, came to deserve prominence in our line of research. Considering that the society and educational community live this theme, Health education, the topic addressed in this dissertation arose from the need to talk about the subject in an open way and also the fact that drugs are something that is becoming increasingly present in Our society. Within this context, the Health Education of young people and adults is a social practice, with the objective of contributing to individuals to develop a critical awareness about their health problems, from their reality, and to encourage them to seek Solutions and organizations for their individual and collective actions in society. The course used in the qualitative methodology was based on the Case Study method, as auxiliary data collection techniques, we chose the semi-structured interview and observation of the group dynamics developed with CAPS-ad users. After analyzing the results, all interviewees were unanimous in saying that the educational practices developed in CAPS-ad are fundamental for their treatment. As for the theoretical framework of the research, we have foundations in the studies of Freire (2005), Haddad & Di Pierro (2007) and Vieira (2004) among others, each one fulfilling its function within its context, Responsibility, respect and above all with commitment.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45321
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kezia Maria da Silva Spiller.pdf2,9 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID