Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45304

TitleEducação para a saúde na terceira idade: uma questão de hábitos
Other titlesEducation for health in olde age: a matter of habits
Author(s)Alves, Alice Joaquina Barroso
Advisor(s)Oliveira, Clara Costa
KeywordsEducação para a saúde
Envelhecimento ativo
Intervenção comunitária
Animação
Health education
Active aging
Community intervention
Animation
Issue date1-Mar-2016
Abstract(s)Os idosos são por excelência um grupo de intervenção, que progressivamente se tem vindo a tornar mais prioritário, por constituir uma grande percentagem da população portuguesa. Posto isto, e visto que hoje em dia há uma grande lacuna no que diz respeito a comportamentos recomendáveis ao nível da saúde, onde não se aposta numa prevenção primária mas quase em exclusivo na terciária, é necessário promover comportamentos saudáveis que melhorem a qualidade de vida de cada um. Tendo em conta esta realidade, este projeto visa promover o envelhecimento ativo e por consequente desenvolver as capacidades cognitivas dos utentes do Centro Comunitário, melhorando assim a sua qualidade de vida. Foram assim, desenvolvidas atividades a nível da Educação para a Saúde, estimulação cognitiva, atividades lúdicas e de intergeracionalidade. De modo inovador, surge a introdução da ciência nas sessões de esclarecimento, o que contribuiu também para o envelhecimento emancipatório de forma a fomentar um conhecimento aos idosos mais atual e rigoroso. Para uma melhor estabilização dos fundamentos desta intervenção recorreu-se a algumas correntes teóricas que auxiliaram a uma melhor compreensão da temática abordada. Este projeto primou assim pelo uso de métodos e técnicas que tentaram fomentar ao máximo a participação do público-alvo, de forma a facilitar o cumprimento do objetivo definido de promoção de estilos de vida saudável.
Elderly people are an intervention group that progressively is becoming more important, as it represents a large percentage of the Portuguese population. Nowadays there is a lack of recommendable behaviors concerning wellbeing and it is necessary to promote healthy living throughout the three age stages to improve life quality. Taking that into account, this project aims to promote active aging and, with that, to develop the cognitive abilities of users from the Communitarian Center, improving their life quality. Some activities were developed concerning Health and Education, cognitive stimulation, playful and cultural activities. In an innovative way, the introduction of science appears in elucidative sessions, which also helps the aging process, fostering a more recent and rigorous knowledge of elderly people. To understand better this intervention we used some theoretical currents that allowed a better understanding of the theme. This project used methods and techniques that tried to maximize audience participation, aiming to achieve the objective defined as the promotion of healthy living styles.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45304
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice Joaquina Barroso Alves.pdf4,97 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID