Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45273

TitleFormação para a inclusão profissional e social: processos, expectativas e impactos
Other titlesEducation towards professional and social inclusion: processes, expectations and impacts
Author(s)Pinto, Sara Maria Ribeiro Mendes
Advisor(s)Martins, Maria Fernanda dos Santos
KeywordsFormação
Inclusão
Trabalho
Training
Inclusion
Work
Issue date16-Mar-2017
Abstract(s)Atualmente, o campo da educação e da formação assumem um papel central e estratégico, com constantes mutações de um mundo cada vez mais globalizado, exige-se de todos nós uma capacidade de flexibilidade e adaptação. A apreensão de novos conhecimentos concebe--se agora ao longo da vida e em diferentes contextos, encarando-se a formação como uma necessidade intrínseca a todos os indivíduos e a todas as organizações. Neste sentido, a formação assume um papel fundamental, não só no que respeita à aquisição de novos conhecimentos e ao desenvolvimento intelectual, podendo também potenciar a inclusão profissional e social. Este trabalho de investigação/intervenção, desenvolvido numa empresa de formação, permitiu analisar o impacto da formação em grupos sociais desfavorecidos. Se, por um lado, o desenvolvimento da parte teórica permite sustentar algumas ideias chave, nomeadamente a crescente importância dos processos formativos, por outro lado, a componente prática do estágio permite analisar o seu impacto em situações reais. Das diversas conclusões a que este trabalho nos permite chegar, podemos dizer que uma das mais fundamentais é que a formação produz efetivamente efeitos positivos, no entanto há ainda um longo caminho a percorrer para que contribua para mudanças substanciais em grupos sociais desfavorecidos.
Currently, the field of education and training assumes a Key and strategic role, with constant changes within an increasingly globalised world. It demands from all of us the capacity to be flexible and adapt to the circumstances. The lifelong learning and acquisition of knowledge and know-how and as well in different contexts, forces us to face the formation / training as an intrinsic need to all individuals and organisations. In this sense, training plays an essential role, not only as it regards the acquisition of new knowledge and intellectual development but also as it enhances the professional and social inclusion. This research, developed in a training company, has made it possible to analyze the impact of training for socially underpriviledged groups. If, on the one hand, the development of the theoretical knowledege allows you to support some key ideas, in particular the growing importance of the formative processes, on the other hand, the practical component of the internship allows you to analyze its impact in real situations. The various conclusions that this work allows us to come up with is that the most fundamental one, training, effectively leads to positive effects, however there is still a long way to go so that it may contribute to substantial changes in the socially underpriviledged groups.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45273
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

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