Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45272

TitleA vida pós-guerra: o caminho percorrido: projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos veteranos de guerra
Other titlesLife in post-war: the path taken: project of social educational intervention on war veterans
Author(s)Simões, Chisoka Paulo Alicerces
Advisor(s)Oliveira, Clara Costa
KeywordsEducação de adultos
Veteranos de guerra
Intervenção comunitária
Adult education
War veterans
Community intervention
Issue date13-Feb-2017
Abstract(s)O presente relatório de estágio surge através da intervenção realizada numa associação de veteranos de guerra, no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto de estágio intitulado “A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra”, teve como público-alvo indivíduos ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa, que decorreu entre as décadas de 60 e 70 do século XX, guiou-se pelos seguintes objetivos gerais: Promover a aprendizagem e educação ao longo da vida; Desenvolver a autoestima e o autoconceito; Estimular uma participação cidadã na sociedade; Desenvolver competências tecnológicas. A Educação de Adultos e a Intervenção Comunitária, aliadas, permitem através das suas técnicas e métodos específicos, de um modo exímio, fazer face as necessidades e interesses mais assentes na cultura contemporânea, sendo esta urgência transversal e aplicável a diferentes faixas etárias e reconhecida em diferentes públicos-alvo, advindos de diferentes percursos e contextos sociodemográficos. Deste modo, o trabalho desenvolvido junto de Ex-combatentes, idosos, considera-se como sendo um elemento promotor de empowerment e de autoconsciência.
This present internship’ report appears throughout an intervention taken out at a war veterans’ association, in the scope of the Master in Education, specialization area of Adult Education and Community Intervention. The internship’s project was entitled of “Life in Post-war. The Path Taken: Project of social educational intervention on War Veterans” and had as target Portuguese Colonial War excombatants, which was taken part between the decades of 60 and 70 of XX century. The project was lead by the following main goals: Promote lifelong learning and education; Develop selfesteem and self-concept; encourage a citizen participation on society; Develop technological skills. Adult Education and the Community Intervention, brought together allow throughout their specifics technics and methods, in a particular way, face the needs and interests based on a contemporary culture, being this a transversal urgency and applicable in different groups ages and recognized in multiples target groups, coming from different roots and social demographical contexts. In this way, developed work among ex-combatants, elderly people, it’s considered to be an enabler of empowerment and self-consciousness.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45272
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Chisoka Paulo Alicerces Simoes.pdf9,6 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID