Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45266

TítuloCorporate social responsibility disclosure: Global financial crisis, corporate governance and firm characteristics
Outro(s) título(s)Divulgação da responsabilidade social empresarial: Crise financeira global, governo das sociedades e características das Empresas
Autor(es)Dias, António Carlos Gomes
Orientador(es)Rodrigues, Lúcia Lima
Palavras-chaveCorporate social responsibility
Corporate social responsibility disclosure
Stakeholder theory
Global financial crisis
Corporate governance
Small and medium enterprises
Responsabilidade social empresarial
Divulgação empresarial da responsabilidade social
Teoria dos stakeholders
Crise financeira global
Governo das sociedades
Pequenas e médias empresas
Data21-Dez-2016
Resumo(s)Academic accounting research on Corporate Social Responsibility business aspects is seen as a growing and dynamic worldwide theme. In Portugal, despite being a topic that has attracted the attention of several authors, it is still little explored. This doctoral thesis is based on the exploration of the voluntary corporate social responsibility disclosure practices in a Portuguese context. Through the lens of the stakeholder theory, the aim is to contribute to three research gaps in the corporate social responsibility literature. First we extend the limited volume of international literature that explores the interaction between economic recession times and corporate social responsibility disclosure practices. Portugal was one of the countries most affected by the global financial crisis and offers a good opportunity to understand how the level of corporate social responsibility disclosure differs in times of crisis. The empirical results have revealed that during a severe financial crisis corporate social responsibility disclosure was not reduced consequentially. Indeed, to address stakeholders’ concerns some CSR issues, such community engagement and corruption prevention, were most reported. Additionally, the research reveals that in Portugal corporate social responsibility disclosure is more extensive in industries closer the consumer. A second area of the literature that remains unresolved is the relationship between corporate social responsibility and corporate governance. Whereas CSR involvement and associated disclosures stem from board decisions we explore how Portuguese Corporate Governance characteristics influence corporate social responsibility disclosure. We find that in a country characterized by high ownership concentration, companies with large boards and chief executive officer duality are associated with higher levels of corporate social responsibility disclosure. Lastly, there is a lack of understanding concerning the involvement of small companies in corporate social responsibility. Based on previous studies we compare the corporate social responsibility disclosure practices of large and small companies to understand if fundamental company’s characteristics influence corporate social responsibility disclosure practices on Portuguese companies. Using an innovative index that identifies the needs of common stakeholders in small and medium enterprises and large companies, the empirical findings suggest that the corporate social responsibility disclosure practices of small and medium enterprises and large companies are not significantly different. However, we found size, industrial affiliation and report assurance can be relevant for explain different business approaches to corporate social responsibility engagement and disclosure.
A investigação académica na área científica da contabilidade relacionada com os aspectos empresariais da Responsabilidade Social é por todo o mundo considerada como uma linha de investigação dinâmica em franco crescimento. Em Portugal, apesar de ser um tema que tem despertado a atenção de diversos autores, é ainda pouco explorado. A presente tese de doutoramento baseia-se no relato voluntário da responsabilidade social das empresas Portuguesas e pretende, na perspectiva da teoria dos stakeholders, contribuir para o conhecimento em três linhas de investigação usualmente consideradas na literatura sobre responsabilidade social empresarial. Em primeiro lugar contribuímos para o desenvolvimento da literatura académica relacionada com o impacto das condições económicas nas práticas empresariais de relato da responsabilidade social. Portugal foi um dos países mais severamente atingidos pela crise financeira global, pelo que constitui uma excelente oportunidade para perceber o impacto da crise no relato da responsabilidade social empresarial. Os resultados empíricos revelam que durante a crise financeira o relato empresarial da responsabilidade social não foi substancialmente reduzido. Para responder às preocupações dos stakeholders alguns indicadores de responsabilidade social empresarial, tal como os aspectos relacionados com a comunidade e com a prevenção da corrupção, foram mais divulgados. Adicionalmente, a investigação revela que em Portugal a divulgação da responsabilidade social empresarial é mais extensiva em indústrias próximas do consumidor. Uma segunda área, ainda por resolver na investigação prévia, é a relação entre responsabilidade social empresarial e o governo das sociedades. Como o envolvimento das empresas em actividades relacionadas com a responsabilidade social, bem como a sua divulgação, são decisões que respeitam à gestão de topo das empresas, investigamos em que medida as características de governo corporativo das empresas portuguesas influenciam o relato da responsabilidade social empresarial. Os principais resultados permitem concluir que num país onde a estrutura de propriedade se caracteriza por elevada concentração, as empresas com conselhos de administração mais numerosos, bem como aquelas em que o presidente do conselho de administração é simultaneamente o responsável executivo, divulgam mais informação relacionada com a sua responsabilidade social empresarial. Por fim, para contribuir para o escasso conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social empresarial em empresas de menor dimensão, comparamos empresas de diferentes dimensões para verificar a influência de características fundamentais na divulgação da responsabilidade social empresarial. Os resultados obtidos sugerem que as práticas de divulgação da responsabilidade social empresarial de empresas de diferente dimensão não se afastam significativamente. No entanto, o tamanho, tipo de indústria e a certificação dos relatórios pode ser relevante para explicar diferenças no envolvimento e relato da responsabilidade social empresarial.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45266
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonio Carlos Gomes Dias.pdf
Acesso restrito!
3,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID