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TitleAvaliação de software educacional nas escolas do Município de Natal, Brasil: concepção e desenvolvimento de instrumentos para certificação de qualidade
Other titlesEvaluation of educational software in Natal city schools, Brazil: conception and instruments development for quality certification
Author(s)Mattos, Mára Beatriz Pucci de
Advisor(s)Osório, António José
Issue date15-Dec-2016
Abstract(s)A democratização da ciência e das tecnologias integra o rol dos direitos humanos, compatibiliza-se com os preceitos constitucionais e com o dever estatal de incentivar a inclusão das TIC, a capacitação científica e tecnológica. O presente estudo investiga a avaliação de software educacional, nas escolas do Município do Natal, Brasil, para concepção e desenvolvimento de instrumentos de certificação da qualidade. A avaliação de software educacional, quando sistematizada e conformada no contexto escolar, integra-se aos currículos e aos projetos pedagógicos, compromissando os atores educacionais à participação democrática, sem submissão às elites hegemônicas, aos fins e interesses dos mercados. É necessidade dos governos, como fortes protagonistas da inclusão de softwares na Educação, estimular a eficiência dos sistemas educativos e do múnus público, através de ações de compliance, de modo que a sociedade civil participe da avaliação de softwares, alinhando a qualidade com os custos em benefício das necessidades e dos objetivos educacionais. Neste estudo, a opção pelo Método Misto promove a fusão das tradições investigativas e a integração de pontos fortes e dados da Pesquisa Qualitativa com os da Pesquisa Quantitativa, que orientam as estratégias e procedimentos lógicos de seleção da população e dos protocolos de recolha (entrevista, visitas e inquéritos), de análise e de reflexão dos dados. No caminho da pesquisa, a dialética do conhecimento é luz e lente interpretativa das teorias construtivistas e sociointeracionistas, da Pedagogia Social, das estéticas digitais e das Neurociências para clarificar concepções, responder às questões e alcançar os objetivos. A problematização dos dados dos professores e gestores gera uma percepção mais abrangente do perfil, da formação e do ensinoaprendizagem, constrói um processo reflexivo, produz o diagnóstico da situação da avaliação de software educacional e propõe uma solução: a concepção da Metodologia de Avaliação de Software Educacional – MASE. A participação dos governos, das organizações e da sociedade na avaliação de sofware educacional aprimora o exercicio da cidadania e possibilita aferir os beneficios e as limitações das TIC em favor da melhoria da Educação, da tecnodemocracia e da excelência do software educacional brasileiro.
The democratization of science and technology is part of the human rights role, befits the constitutional provisions and the state's duty to encourage the inclusion of ICT, scientific and technological training. This study investigates the evaluation of educational software in the Natal schools, Brazil, for the conception and development of instruments for quality certification. The evaluation software, when systematized and shaped in the school context, is part of the curriculum courses and pedagogical projects, to committed educational actors to democratic participation, without submission to the hegemonic elites, purposes and interests of markets and. It is need for governments, as strong protagonists of the inclusion of software in education, fostering the efficiency of education systems and public munus, through compliance actions, so that the school community and civil society to participate in the software evaluation, aligning quality with the costs for the benefit of the needs and educational goals. In this study, the option by the Joint Method promotes the merger of the investigative traditions and the integration of strengths and data from qualitative research with the Quantitative Research, which guide the logical strategies and procedures for selection of the population and the sampling protocols (interview, visits and surveys), analysis and reflection of the data. In the way of research, the dialectic of knowledge is light and interpretive lens of constructivist theories and sociointeractionists, Social Pedagogy, digital aesthetic and Neuroscience to clarify concepts, answer the questions and achieve the goals. The problematics of data from teachers and administrators to generate a more comprehensive perception of the profile, training and teaching and learning, builds a reflective process, produces diagnostic assessment of the situation of educational software and proposes a solution: the design of the Software Evaluation Methodology educational - MASE. The participation of governments, organizations and society in the evaluation of educational software enhances the exercise of citizenship and allows assess the benefits and limitations of ICT in favor of improving education, technodemocracy and excellence of the Brazilian educational software.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45258
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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