Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45235

TitleA imagem como veículo de desenvolvimento da competência oral
Other titlesThe image as a way of developing the oral competence
Author(s)Gomes, Lisete Rego Correia
Advisor(s)Cea Álvarez, Ana María
KeywordsImagem
Competência oral
Reflexivo
Image
Oral competence
Reflective
Issue date3-Mar-2017
Abstract(s)O presente relatório integra-se na realização do Estágio Profissional no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Foi realizado com base numa metodologia de investigação-ação e traduz a conceção e implementação de um Projeto de Intervenção, desenhado a partir das necessidades dos alunos de Espanhol, do 10.º Ano, de Nível A1, e subordinado às orientações emanadas de documentos que regem o ensino e aprendizagem, a nível nacional e internacional. Considerando a necessidade e a importância da aquisição da competência oral, no meu Projeto de Intervenção foram definidos os objetivos, procedeu-se à planificação de estratégias de intervenção em que a imagem desempenhou um papel primordial enquanto veículo de desenvolvimento desta competência e construíram-se instrumentos de recolha de informação acerca das dificuldades diagnosticadas aquando da observação de aulas. A minha atuação culminou com a reflexão acerca do impacto das atividades e estratégias ao nível da participação dos alunos e do desenvolvimento de competências de comunicação oral. Ao longo da intervenção, os alunos estiveram implicados no processo da sua aprendizagem. Foi, ainda, evidente a evolução dos discentes enquanto aprendentes e utilizadores autónomos da língua, bem como a evolução por mim sentida enquanto docente reflexiva. As considerações finais relevam para a determinação de que a imagem e a oralidade podem andar de mãos dadas com uma pedagogia que permita ao aluno ser autónomo e reflexivo, tornando-se “dono” da sua própria aprendizagem
The present report refers to the training period carried out in the scope of the Master in the Teaching of English and Spanish in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. It was developed based on an action-research methodology and it reflects the conception and implementation of an Intervention Project designed taking into account the needs of learners of Spanish, coursing the 10th grade, A1 level, under the guidelines of the national and international directive documents that rule the Teaching and Learning process, both nationally and internationally. Bearing in mind the need and the importance of the acquisition of the oral skills several objectives were defined in my intervention project. Once the goals were set, pedagogical strategies were designed in which the image played a paramount importance role as a way of developing the oral competence and instruments to gather information about the diagnosed difficulties through classroom observation were conceived. Furthermore, I reflected on the impact of the different activities and strategies concerning the students’ oral participation and the development of their oral skills. Throughout the intervention students were engaged in their learning process. Students’ development as independent learners and autonomous users of the language was clear, as well as the evolution I felt as a reflective teacher. The final considerations are important to determine that image and oral competence can “go hand in hand” with a pedagogy that allows the student to be autonomous and reflective by becoming responsible for his/her own learning process
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45235
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lisete Rego Correia Gomes.pdf4,8 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis